Anúncio

Como cultivar gerânio em vaso

Um guia prático para cuidar da planta em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 17 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – O  gerânio é uma planta arbustiva que faz parte do gênero Geranium e Pelargonium, mas também, conhecidas como sardinheiras. Elas são nativas das regiões de clima tropical e muito usadas em ornamentações. Além disso, possui substâncias como o tanino e tinturas que são aproveitadas na indústria.

Continua depois da publicidade

Hoje em dia, a família do gerânio comporta mais de 300 espécies que são originárias da África. Ademais, reza a lenda que a planta tem um significado espiritual e é responsável por emanar amor e carinho. Por isso, é uma espécie muito aromática e resistente ao sol, por isso você poderá cultivá-la tanto no jardim como no vaso.

Continua depois da publicidade
Como cultivar gerânio em vaso - Reprodução Canva
Como cultivar gerânio em vaso – Reprodução Canva

Tipos de gerânio

Apesar da grande variedade de espécies, o gerânio conta com dois tipos específicos. De um lado estão os eretos que tendem a crescer para cima, enquanto do outro temos os pendentes. Estes, por sua vez, são excelentes para você usar em arranjos e floreiras na janela.

Continua depois da publicidade

Como plantar em vaso

Antes de mais nada escolha um vaso de tamanho suficiente para acomodar a muda. Faça furos no fundo para garantir a passagem da água e em seguida prepare o substrato. Tendo em vista que o gerânio é pouco exigente com o solo, não há necessidade de se preocupar, apenas cuide para que ele se mantenha úmido. Isso é importante, principalmente na primeira semana após o plantio da muda.

Com o vaso e a terra prontos você irá plantar a muda, regar e aguardar as raízes se firmarem. Durante esse período de espera, deixe a planta na sombra. Apesar de ser uma planta solar, as mudas são mais sensíveis no início do plantio. Sendo assim, coloque o vaso onde ela receba bastante luz indireta.

 Reprodução Canva
Reprodução Canva

Como cuidar do gerânio

Por falar em cuidados, manter o solo úmido não significa encharcar, portanto, use sempre a ponta dos dedos para tocar a terra antes de regar. Dessa maneira, ficará fácil saber o ponto certo da rega. Além disso, você poderá usar um fertilizante para mudas a fim de que o gerânio tenha uma boa floração.

De tempos em tempos, retire as folhas secas e amareladas para evitar que a planta desperdice energia. Um outro ponto importante quando cultivamos em vaso é fazer a poda sempre que os galhos crescerem demais. Contudo, se perceber que o vaso está muito cheio, é hora de transplantar para uma vaso maior ou então, plantar o gerânio no jardim.

Como cultivar gerânio em vaso - Reprodução Canva
Como cultivar gerânio em vaso – Reprodução Canva

Fazendo mudas

Para fazer a propagação do gerânio, você poderá cortar as pontas dos ramos. Faça um corte acima do terceiro nó, como enfatiza Luiza Cesar, em matéria do dia 25 de agosto de 2022 para o site Casa Abril. No entanto, o corte deverá ser feito com um instrumento limpo e afiado para não machucar ou contaminar a planta.

Coloque um substrato para mudas em copinhos de plástico, aliás, essa é uma excelente oportunidade para você aproveitar os copos e cuidar do planeta. Em seguida, deposite uma muda em cada recipiente e aperte a terra com os dedos para firmar a planta. Logo após o plantio você deverá regar até escorrer água pelos furos. Então é só esperar a mudinha crescer e fazer o transplante para um vaso maior como ensinamos anteriormente.

Como cultivar gerânio em vaso - Reprodução Canva
Como cultivar gerânio em vaso – Reprodução Casa

Como ter gerânio sempre florido

Assim como já dissemos antes, o fertilizante, além de manter a planta forte e saudável, é importante no processo de floração. Entretanto, o sol é o principal incentivador das flores. Portanto, não prive o seu gerânio do sol se você quiser vê-lo sempre florido.

Quanto tempo dura a floração 

Essa é uma das enormes vantagens de cultivar gerânio, pois as suas belas flores podem embelezar e perfumar o seu jardim durante o ano todo. Além é claro, da enorme gama de cores. Por fim, você está diante de uma das plantas mais lindas e fáceis de cuidar. e para saber mais sobre cultivo de plantas e flores, acompanhe diariamente as notícias do blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More