Anúncio

Hemocentro de Cuiabá busca doadores de sangue raro

Equipe faz força-tarefa para encontrar

Anúncio


Nova Mutum (MT), sábado, 16 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O MT Hemocentro tenta acabar com a falta de estoque de sangue, essencial para salvar vidas. Desta maneira, vem fazendo uma força-tarefa para conseguir o seu principal objetivo, em Cuiabá.

Continua depois da publicidade

No entanto, o Hemocentro de Cuiabá não quer qualquer tipo de sangue. Mas, ampliar a quantidade de voluntários para o CNSR (Cadastro Nacional de Sangue Raro).

Continua depois da publicidade

De acordo com o órgão, a falta de sangues mais raros estão dificultando a recuperação de muitos pacientes. Afinal de contas, são pessoas que precisam de um determinado tipo de sangue pouco encontrado nos hospitais.

Continua depois da publicidade

Hemocentro faz parceria com UCT

Hemocentro de Cuiabá busca doadores de sangue raro. Foto: Pixabay
Hemocentro de Cuiabá busca doadores de sangue raro. Foto: Pixabay

Um dos motivos da busca por mais sangue raro começou nesta última semana. Isso porque uma paciente de 45 anos, de Primavera do Leste, precisa desse tipo de sangue.

Agora, o Hemocentro de Nova Mutum fez uma parceria com a UCT (Unidade de Coleta e Transfusão), que fica em Primavera do Leste. Assim, busca facilitar o encontro de doadores de sangues raros para essa paciente, que precisa muito de uma transfusão com urgência.

Erika Ferreira de Siqueira, biomédica e gerente laboratorial do Hemocentro, explicou que o sangue raro é encontrada de um a cada um milhão de pessoas no país. Por isso, é tão importante a busca por novos doadores no mercado.

“O que pode tornar um sangue raro, às vezes, é a combinação de fenótipos, que dificulta a busca por um doador compatível em território brasileiro. Hoje, o MT hemocentro realiza a fenotipagem de pacientes e doadores que possuem esse sangue, ou seja, realiza um processo de investigação e exames através da biologia molecular”

O blogue Casa e Agro, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia das notícias na cidade, na região, no país e no mundo.

Governo faz investimento no espaço

O governo do estado do Mato Grosso informou que, nos últimos anos, investiu cerca de R$ 9,1 milhões na modernização do parque tecnológico do Hemcentro de Cuiabá. Assim, vem procurando ajudar quem mais precisa de doação de sangue.

Atualmente, o Hemocentro de Cuiabá descobriu duas pessoas com potencial de doação de sangue raro no estado do Mato Grosso. Agora, a equipe está em processo de encontrar mais duas pessoas que podem ser potenciais doadores do sangue raro nos próximos tempos.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More