Anúncio

Agora ficou fácil cultivar a costela-de-Adão em casa; confira

Famosa entre os praticantes do feng shui, saiba como ter o seu próprio exemplar

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 24 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – A monstera deliciosa, popularmente conhecida como costela-de-Adão, recebeu esse nome popular pela semelhança entre as suas folhas vazadas e as vértebras de uma costela humana. Nativa do México, essa planta faz parte da família das aráceas e pode ser confundida com a banana-de-macaco (philodendron bipinnatifidum), que apresenta recortes mais finos e ondulados. 

Continua depois da publicidade

A monstera é muito amada no paisagismo, não só pelo seu belo visual — grandes folhas singulares na cor verde-escuro, suntuosas e perfuradas em toda a parte — como pela sua fácil manutenção e por se adaptar facilmente a diferentes ambientes. Curtiu essa linda espécie e deseja aprender como cultivar a costela-de-adão na sua casa, bem como dicas do feng shui e o simbolismo dessa planta? Continue a leitura do nosso material e aprenda já! 

Continua depois da publicidade

Simbolismo da planta

A costela-de-Adão é um símbolo de sorte para a cultura chinesa, muito utilizada no feng shui (prática chinesa de equilíbrio de ambiente) para harmonizar locais com pouca luz natural. A planta também carrega o significado de vida longa e próspera, o que a torna um ótimo presente para dar a um amigo especial.

Continua depois da publicidade
Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)
Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar a costela-de-Adão

Para começar um bom cultivo da monstera é preciso saber conhecer e manter as suas condições ideais. Pois, embora ela não seja uma planta sensível, possui suas necessidades próprias. Isso significa que, em se tratando de luz, solo e água, tudo deve ser o mais balanceado possível. 

Costela-de-adão folha na água (Reprodução Canva Pro)
Costela-de-adão folha na água (Reprodução Canva Pro)

Solo ideal e plantio em vasos 

Conforme contribuição de Luiza César, em 4 de janeiro de 2023, para o site Casa Abril, a costela-de-Adão prefere solos turfosos e bem drenados. Portanto, monte um substrato com areia e terra preta, sem esquecer de fazer a camada de drenagem no fundo do vaso. O blog Casa & Agro recomenda a adubação com tortas orgânicas antes do plantio da folhagem.

Imagem: Blog Casa Abril
Imagem: Blog Casa Abril

Manejos e tratos para a Monstera

A iluminação ideal para a costela-de-Adão gira em torno de luz indireta e meia sombra, pois a luz solar direta prejudica a beleza das folhagens. Logo, posicione-a em ambiente interno, próximo a uma janela e ela ficará satisfeita. 

Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)
Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)

Acerca da irrigação, a monstera gosta de ter sempre o seu substrato levemente úmido, então, regue-a de duas a três vezes na semana. O trato da poda não é necessário nessa espécie. Ademais, é recomendável a troca de vasos anualmente para favorecer o bom desenvolvimento da sua costela-de-Adão.

Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)
Costela-de-adão (Reprodução Canva Pro)

Viu, como é fácil manejar uma costela-de-Adão e deixar a sua casa ainda mais bonita e elegante com essa linda folhagem? Esperamos que o material deste post tenha-lhe sido útil e de grande ajuda na sua missão de jardineiro iniciante. Então, agora é a sua vez de pôr a mão na terra e fazer a sua parte. Vamos lá!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More