Anúncio

Saiba como evitar as principais pragas de hortas e jardim; confira

Colchonilhas, pulgões e formigas: os pesadelos dos donos de plantas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 23 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – As belíssimas plantas atraem atenção de muitas pessoas, sejam amantes de jardinagem ou não. Essa atração causada por suas belas flores e folhagens não se limita apenas ao olhar humano, insetos e pragas também são atraídos e adoram destruir as nossas plantinhas em busca de uma refeição.

Continua depois da publicidade

Manter todas as suas plantas saudáveis e vistosas exige dedicação, cuidado e muito carinho. Entretanto, às vezes, mesmo tomando todas as medidas cabíveis, elas podem acabar sofrendo ataques inesperados de pragas que podem destruí-las. Você conhece as pragas mais comuns em plantas de jardim? Continue a leitura e aprenda mais sobre como evitá-las. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Pragas de jardim

As pragas são invasoras que se alimentam das plantas, seja da seiva ou das folhas. Essas pragas, além de deixar seu jardim com plantas tristes e prejudicadas, podem ainda afetar os vegetais, causando a morte de muitas espécies. 

Continua depois da publicidade

Para prevenir as infestações, o blog Casa & Agro indica um hábito simples de se praticar: fazer sempre fazer a limpeza dos vasos, retirando folhas secas e amarelas. Desse modo, aproveite para olhar bem de pertinho cada cantinho das suas plantas, verificando folha por folha, frente e verso. Caso veja algum bichinho fora do comum, identifique-o para prosseguir com o tratamento e erradicação. 

Colchonilhas

Segundo contribuição de Carol Costa, em 16 de maio de 2020, ao site UOL, as cochonilhas são as pragas mais comuns em plantas de vaso e de jardim. Existem várias espécies dessa praga, mas as mais vistas em jardim são: a cochonilha-branca (planococcus citri), a cochonilha piolho-vermelho (aonidiella aurantii) e cochonilha ondulada (icerya buyeri). 

Imagem: Nossa UOL
Imagem: Nossa UOL

Essa praga costuma aparecer em grupo e tem preferência pelas partes mais duras da planta, ou seja, geralmente estão na haste floral, nervuras ou no tronco. Isso acontece porque esse tipo de praga gosta de sugar a seiva das espécies vegetais.

Para combatê-la, use uma escovinha velha molhada em água e sabão de coco, ou uma cotonete com álcool isopropílico para retirá-las. E, para evitá-las, faça adubação de cálcio.

Colchonilhas (Reprodução Canva Pro)
Colchonilhas (Reprodução Canva Pro)

Pulgões

Outra praga com hábitos sugadores é o pulgão, mas, diferente das cochonilhas, este prefere as partes moles. Além de roubar nutrientes da planta por meio da seiva sugada, eles liberam um tipo de cera doce que facilita o ataque de fungos, como a fumagina, e também atrai formigas. Ademais, o pulgão pode ser amarelo, verde ou preto, e também podem aparecer em bandos. 

Pulgões (Reprodução Canva Pro)
Pulgões (Reprodução Canva Pro)

O seu controle pode ser feito manualmente, com a ajuda de um chumaço de algodão com álcool. A calda de fumo também é uma boa opção de inseticida natural para plantas atacadas por pulgões.

Pulgões (Reprodução Canva Pro)
Pulgões (Reprodução Canva Pro)

Formigas-cortadeiras 

Como o nome já diz, essas pragas são responsáveis pelas folhas recortadas em seu jardim. Também conhecidas como saúvas, normalmente são pretas ou vermelhas e a sua capacidade de depenar uma planta rapidamente é bem bem grande.  

Formigas-cortadeiras (Reprodução Canva Pro)
Formigas-cortadeiras (Reprodução Canva Pro)

Contudo, no caso das formigas, soluções caseiras não são tão efetivas, a menos que sejam saúvas jovens. Visto isso, caso já sejam pragas adultas, inseticidas químicos são mais indicados para eliminá-las.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More