Anúncio

Aprenda a plantar aspargo em casa sem dificuldade e conheça os seus benefícios

Um alimento super saudável e fácil de produzir no quintal

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São João do Paraíso, 24 de fevereiro de 2023, escrito por Ana Meireles – Aprender truques de como plantar aspargo é uma ótima oportunidade de produzir o próprio alimento de maneira saudável. Desse modo, além de economizar, ainda turbina a saúde da família sem precisar ir ao  mercado. 

Continua depois da publicidade

A propósito, o aspargo, ou Asparagus officinalis, é um vegetal bastante apreciado nos países europeus desde os primórdios. Com seus talos brancos ou verdes e um sabor suave, tem se propagado pelo mundo todo. Apesar de algumas peculiaridades, é possível cultivar essa plantinha em casa. Para tanto, continue por aqui para aprender como plantar aspargo em casa e conhecer os benefícios de incluí-lo em suas receitas. 

Continua depois da publicidade
Aprenda a plantar aspargo em casa sem dificuldade e conheça os seus benefícios - Reprodução: Canva Pro
Aprenda a plantar aspargo em casa sem dificuldade e conheça os seus benefícios – Reprodução: Canva Pro

Como plantar aspargo no vaso de um jeito fácil

De antemão, saiba que plantar aspargo não é uma tarefa difícil e pode ser feita através da semente ou da coroa. A saber, uma das grandes vantagens de cultivar essa espécie é o fato de ser uma planta perene. Sendo assim, é só cuidar bem dela e se poderá colher seus ramos por muitos anos. Conforme, orienta Camila Santos, em artigo para o Casa Vogue do Globo, em 10 de março de 2021.

Continua depois da publicidade
Fonte: Casa Vogue
Fonte: Casa Vogue

Quando pensamos em plantar aspargo no vaso, a primeira coisa que precisamos lembrar é que, por ser uma planta que prefere terra profunda, o recipiente tem que ser grande. Ademais, para cultivo a partir da semente, o ideal é colocá-la em água morna e deixar descansar por pelo menos 24 horas. Como resultado disso, quebra-se a dormência do grão e facilita a germinação.

Já o plantio pela coroa não tem segredo, é só preparar o solo, fazer um sulco com aproximadamente 20 centímetros e acomodá-la delicadamente. Por fim, é só cobrir com uma camada generosa de solo e, pronto. 

Solo

De início, entenda que essa verdinha prefere um solo profundo, fértil e bem drenado. Sobretudo, o adubo orgânico é excelente composto para fazer a planta crescer forte e saudável.

Luminosidade

Visto que é uma planta proveniente de países frios, não tolera temperaturas elevadas e a incidência direta de luz solar. Porém, o aspargo precisa de um local iluminado para se desenvolver. Nesse sentido, cultivá-lo à meia sombra é um meio de manter sua verdinha bem confortável. 

Benefícios de plantar aspargo e consumi-lo fresquinho

Podemos dizer que uma das maiores vantagens de plantar aspargo em casa é conhecer a procedência do alimento que será consumido. Além do mais, é um vegetal rico em nutrientes e propriedades medicinais que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Isso porque ele é fonte de vitamina A e E, fibras e potássio.

Portanto, não perca tempo, providencie os materiais. Em seguida, siga as dicas que o Casa e Agro separou para você e comece o cultivo dessa preciosidade hoje mesmo em sua casa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More