Anúncio

Quer aprender como cultivar morangos em vasos? Veja o passo a passo completo

Tire todas as suas duvidas sobre como plantar morango agora mesmo!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 27 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- Cultivar morangos em vasos é uma excelente ideia para quem adora consumir alimentos 100% orgânicos. Além disso, as plantas podem servir a propósitos paisagísticos, ornamentando e melhorando o ar do ambiente. Portanto, siga todos os passos abaixo e faça o seu mini pomar sem dificuldades.

Continua depois da publicidade

Antes de começar a cultivar morangos em vasos, certifique-se de que haja condições ideais para o crescimento da planta. Nesse sentido, saber escolher o tipo de recipiente adequado e como armazenar a planta da forma correta, fará toda a diferença. Os demais cuidados são em relação a qualidade do solo, regas, podas e adubação, ou seja, são necessidades básicas de qualquer planta.

Continua depois da publicidade

Como cultivar morangos em vasos

Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro
Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro

Os morangos se desenvolvem bem em baixas temperaturas, mas isso não significa que a planta não necessitem de sol. Aliás, de acordo com artigo postado em 10 de maio de 2021, pela equipe do site Blog Petz, apesar de ser um vegetal de climas amenos, o pé de morango necessita de ao menos 4 horas de luz direta do sol, diariamente.

Continua depois da publicidade
cultivar morangos em vasos
cultivar morangos em vasos – Reprodução Petz

Melhor vaso para plantar os morangos

Escolha um recipiente que seja grande o suficiente para acomodar as raízes da planta e evite cultivar mais que um pé por vasilhame. O Casa & Agro considera que um vaso de boca larga, contendo, no mínimo, 25 cm de profundidade, é o suficiente. Adicione pedriscos no fundo do vasilhame e abra mais furos para drenagem de água.

Como preparar as sementes para o plantio

Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro
Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro

Preencha a metade de um copo descartável com terra para hortas. Em seguida, abra um orifício de 3 cm de profundidade e deposite um grão. Finalmente, regue o substrato suavemente e tampe o copo com um plástico. Deixe a semente descansar por pelo menos 6 horas.

Após isso, retire o plástico, regue novamente e certifique-se de que a terra está úmida, mas não encharcada. Então, coloque o recipiente em um local ensolarado e bem ventilado, e regue todos os dias. Depois de 2 semanas, as sementes devem começar a germinar.

Plantando o broto do morango

Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro
Cultivar morangos em vasos-Foto Canva Pro

Quando as mudinhas atingirem 5 cm de altura, transplante-as para um vaso definitivo. Para isso, preencha-o com substrato até a metade e deposite o bolo das raízes da muda ao centro. Complete o entorno com o restante da terra e pronto!

Considerações

Após o plantio, siga a frequência de regas conforme orientado anteriormente. Além disso, é bom adubar o substrato a cada 3 meses (adicionando humos de minhoca à terra).Outra alternativa seria enriquecer o substrato com adubo NPK: 10-10-10. Se você seguir estas dicas de como cultivar morangos em vasos à risca, em 60 dias haverá muitos frutos maduros, prontos para serem colhidos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More