Anúncio

É preciso lavar as frutas antes de comer? Sim! Aprenda a como higienizar

Saiba como lavar as frutas da forma certa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 06 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – As verduras, legumes e frutas são deliciosas e estão presentes na maioria das refeições desde a infância. Mas, você sabe como lavar as frutas da forma certa? Porque isso é essencial para a sua saúde.

Continua depois da publicidade

O ideal é lavar as frutas antes de guardar elas na cesta ou na geladeira. Entretanto, muita gente esquece desse cuidados e acaba por consumir elas sem lavar mesmo. Por isso, hoje, você vai ver o porquê deve higienizar as suas frutas e como fazer isso da forma certa.

Continua depois da publicidade

Por que é preciso lavar as frutas?

Antes de chegar na sua mesa, as frutas percorreram um longo caminho desde o pé até a gôndola do supermercado. Então, ela já entrou em contato com caminhões, muitas mãos, com o solo e diversas caixas.

Continua depois da publicidade

Cada um desses ambientes, com certeza, sujou as frutas. Além disso, podem ter contaminado elas com alguns micro-organismos capazes de fazer mal para a sua saúde, conforme afirma Stuart Ferrimont, em matéria para o BBC News, publicada em 14 de agosto de 2022, no site Globo.

Imagem extraída do site Globo
Imagem extraída do site Globo

É perigoso comer antes de lavar as frutas?

Sim, segundo o especialista, essas frutas podem conter patógenos nocivos para a saúde. Então, na melhor das hipóteses, você pode sentir uma dor de barriga. Mas, como Stuart lembra, não se sabe quem manuseou esse alimento, nem qual o tipo de bactéria pode estar presente nele.

O melhor mesmo é lavar as frutas e evitar o risco de contrair alguma doença mais séria que uma leve dor de barriga. Além disso, os cuidados devem ser ainda maiores quando o consumo for feito por crianças, porque elas são mais frágeis, e todo cuidado é pouco.

É preciso lavar as frutas antes de comer? Sim! Aprenda a como higienizar - Foto: Pixabay
É preciso lavar as frutas antes de comer? Sim! Aprenda a como higienizar – Foto: Pixabay

Existe alguma fruta que dá para comer sem lavar?

Não, todas as frutas precisam passar pela higienização, até as que você precisa descascar para comer, como a tangerina e a laranja. Isso porque, enquanto você descasca as frutas, toda a sujeira passa para as suas mãos, que acaba por contaminar a polpa da fruta.

Mesmo no caso da manga, laranja, limão, banana e mexerica, que o consumo costuma ser feito sem a casca, lavar as frutas é essencial para evitar riscos à saúde. Então, não existe nenhuma exceção à regra de higienização adequada antes da ingestão.

É preciso lavar as frutas antes de comer? Sim! Aprenda a como higienizar - Foto: Pixabay
É preciso lavar as frutas antes de comer? Sim! Aprenda a como higienizar – Foto: Pixabay

Como lavar as frutas da forma certa?

A água corrente já costuma ser suficiente para higienizar frutas, verduras e vegetais. Então, você deve esfregar esses alimentos debaixo da água para retirar resíduos de pesticidas e as sujeiras que estão impregnadas.

Com as frutas que são ingeridas crua, é preciso um pouco mais de cuidado, já que essa será a única higienização que elas vão ter antes de você consumir. Dessa forma, é preciso deixar elas de molho em soluções capazes de desinfetar a sua superfície eficazmente.

Qualquer alimento cujo consumo seja feito sem passar pelo cozimento, deve passar por uma higienização mais profunda. Mas, segundo o especialista, nada de usar sabão para essa limpeza, porque ele pode deixar um gosto residual e, ainda, agregar mais componentes químicos ao alimento.

Com hipoclorito de sódio

Ao lavar as frutas com hipoclorito de sódio, você diminuir as chances de sobrevivência dos micro-organismos em sua superfície. Então, para higienizar as suas frutas da forma correta com esse produto, você deve diluir uma colher de hipoclorito para cada um litro de água.

Depois, pegue as suas frutas, faça uma lavagem prévia na água corrente e, em seguida, as deixe de molho nessa solução, por cerca de 15 minutos. No final desse tempo, retire as suas frutas da mistura, lave elas em água corrente, seque e guarde na geladeira.

Higienização com vinagre

Para quem não gosta muito da ideia de passar hipoclorito de sódio nos alimentos, muito menos nas frutas, outra forma e usar o vinagre. Isso porque esse ingrediente famoso nas cozinhas de todo mundo é muito útil e funcional, inclusive quando o assunto é limpeza.

Lavar as frutas com essa solução também é muito simples e eficaz. Então, basta diluir três colheres de vinagre para cada um litro de água e, depois de higienizar as frutas na água corrente, deixar ela de molho na solução por 20 min. Após esse tempo, é só lavar, secar e guardar as suas frutas.

Lembre sempre que, a hora certa de lavar as frutas é assim que você chega da feira e do mercado, antes de guardar elas, e não só no momento do consumo. Mas, comenta aqui se você costuma lavar as suas frutas e como você faz isso, e veja muitas outras dicas aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More