Anúncio

Como construir um coletor de água da chuva totalmente caseiro: veja e aprenda

Veja como fazer esse coletor e economize água e ainda reaproveite alguns materiais que já tem em casa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 05 de setembro de 2022, por Isabela Sousa – Ter um coletor de água da chuva é uma ótima opção para quem deseja economizar. Considerando o tanto de água que dá para captar, é possível economizar mais da metade em que usamos para fazer tarefas domésticas.

Continua depois da publicidade

Isso porque, mesmo não servindo para consumo sem tratamento, a água da chuva ainda serve para muitas coisas, como regar jardins, lavar carros, calçadas e até roupa. Então, já pensou que prático fazer seu próprio coletor de água da chuva e ter essa fonte sempre que precisar? Confira como é fácil fazer.

Continua depois da publicidade
Como construir um coletor de água da chuva totalmente caseiro; veja e aprenda - Fonte: canva
Como construir um coletor de água da chuva totalmente caseiro; veja e aprenda – Fonte: canva

Coletar água da chuva não é uma técnica nova. Há muito tempo, várias pessoas em regiões com escassez de água costumavam construir cisternas para captar e armazenar essa água. Como não tinha acesso fácil e nem muitas chuvas, essas cisternas costumavam ser grandes.

Continua depois da publicidade

Hoje, com a distribuição de água pela maior parte do país, a técnica não é mais tão usada. Entretanto, para que deseja economizar, essa é uma opção perfeita. O líquido armazenado serve para inúmeras tarefas domésticas.

E o melhor de tudo é que, para fazer um coletor, é possível aproveitar as calhas da casa. Além disso, essas calhas normalmente já têm um cano de saída, então, é só separar um barril ou balde grande para armazenar. Veja como fazer.

Como construir um coletor de água da chuva totalmente caseiro; veja e aprenda - Fonte: canva
Como construir um coletor de água da chuva totalmente caseiro; veja e aprenda – Fonte: canva

O primeiro passo é escolher um local que já contenha calhas, ou então, adicionar uma ou duas para fazer a coleta da água. Depois, é necessário encontrar um barril. Caso for usado, é importante limpar bem para evitar qualquer resíduo.

Esse tambor precisará ficar em local fixo e firme para não derramar fácil. Portanto, deixe o chão bem plano onde for deixá-lo. Além disso, você precisará de canos, caso sua calha não contenha nenhuma saída para água descer aos poucos para seu coletor.

Separe um cano de água médio para água descer da calha. É importante que ele chegue até o tambor. Outra dica é acrescentar uma telinha bem fina para “coar” a água e garantir que não caia nenhuma sujeira visível.

Coloque a tela e amarre bem a borda para não entrar nenhuma sujeira. Se preferir, tampe o barril fazendo apenas um furo para o cano chegar até ele e coloque a tela amarrada na boca do cano para evitar as sujeiras.

Para retirar essa água, você precisará de um registro. Essas peças são simples de instalar. É necessário apenas um furo para encaixar no barril. Assim, após sua instalação, o registro controla a água e ainda evita o contado direto com ela.

E é só isso. Aproveitando a água que acumula na calha e usando um barril como coletor de água da chuva, dá para economizar vários litros dependendo do tamanho do recipiente. Viu como é fácil economizar? Acompanhe mais dicas no Casa e Agro e deixe sua casa mais sustentável.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More