Anúncio

Já ouviu falar na alocasia? Descubra porque ela é uma excelente opção para seu jardim

Quer uma planta fascinante para cultivar? Conheça agora as alocasias

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Foz do Iguaçu, 18 de fevereiro de 2023, por Igor Queiroz –São fascinantes, marcam presença e algumas, como a variedade odora, geram um agradável aroma durante a noite. Arquitetos e urbanistas, além dos floristas e paisagistas já, há tempos, atestam as qualidades da famigerada alocacia. E você, já ouviu falar dessa linda planta?

Continua depois da publicidade

Mesmo que o nome aparente ser estranho, e até difícil, provavelmente você conhece a, ou já ouviu falar na Orelha de Elefante. Nesse norte, independente do nome utilizado, o objetivo de hoje é apresentar as qualidades e os detalhes no cultivo deste incrível exemplar natural. Assim sendo, se deseja enriquecer seu jardim ou seus ambientes, sejam eles internos ou externos, confira agora os detalhes acerca do universo das alocacias. Vamos nessa?

Continua depois da publicidade

Conhecendo um pouco mais a Alocacia (Orelha de Elefante)

De fato, existem mais de 70 espécies de alocácia, segundo afirma Silvia Montico para o site da UOL. São, a exemplo, aquele tipo de planta que, já na primeira vista, semelhante a relação de um imã com uma fonte metálica, atrai todos os olhares para sua postura e disposição. Asiática de origem, a Alocasia traz em sua essência beleza e delicadeza. Porém, são tóxicas ao consumo devido a presença do oxalato de cálcio, devendo, assim, estar fora do alcance dos animais e crianças pequenas.

Continua depois da publicidade
alocasia (Reprodução Canva Pro)
alocasia (Reprodução Uol)

É, ainda, uma planta que adora luz solar –  geralmente se direcionam às fontes luminosas, assim como os girassóis o fazem, em um movimento chamado de fototropismo. Adoram umidade e a temperatura ideal para seu cultivo reside entre os dezoito aos vinte e dois graus Célsius. Cresce, em suma, de meio metro podendo alcançar até um metro e meio de altura, dependendo das condições dispostas no ambiente.

Espécies de alocasia

Desse modo, conforme acima afirmado, existem diferentes tipos dessa planta. Assim, você tem liberdade de escolher a que mais lhe agradar segundo seus próprios critérios. O importante, de fato, é que opções não faltam para harmonizar com seus ambientes. Dessa forma, confira algumas incríveis variedades.

Alocasia cuprea

Charmosa, com um certo teor de roxo e única. A variedade Cuprea é uma das mais procuradas. Necessita, no mais, de um ambiente com umidade controlada e de regas regulares e periódicas.

alocasia (Reprodução Canva Pro)
alocasia (Reprodução Canva Pro)

Alocasia amazônica

Certamente, uma das mais marcantes e adoradas. Também denominada Alocasia Polly, tem por característica exigir um pouco menos de luminosidade – uma sombra ou meia sombra já serve – desde que a umidade e as regas se mantenham presentes.

alocasia (Reprodução Canva Pro)
alocasia (Reprodução Canva Pro)

Alocasia odora

Essa variedade, além da característica visual, possui um atributo, digamos, olfativo. Isso porque, durante a noite, é responsável por exalar um agradável perfume. Geralmente possui folhas maiores e, assim, é ideal para ambientes externos.

alocasia (Reprodução Canva Pro)
alocasia (Reprodução Canva Pro)

Cuidados essenciais

Literalmente, um dos pontos mais positivos da alocasia, além do que já foi mencionado acima, é a sua versatilidade. Pode, assim, ser cultivada em vasos, em jardins, e nos ambientes internos pode adornar escritórios, banheiros, quartos, salas de estar, cozinhas, e vários outros cômodos.

alocasia (Reprodução Canva Pro)
alocasia (Reprodução Canva Pro)

Todavia, pelo certo teor de toxicidade, procure adicioná-las em prateleiras mais altas, fora do alcance de crianças e animais. Quando plantadas em vasos, prefira os recipientes impermeáveis. Cerâmica esmaltada e polietileno são ótimas opções para garantir a umidade constante do solo. Noutro norte, evite materiais porosos, já que estes facilitam a perca da umidade.

Procure adubar constantemente. Utilize, para tal, húmus de minhoca, bokashi e estercos curtidos. Por fim, siga as dicas do Casa & Agro e adorne seus ambientes com essas lindas plantas ricas em beleza e singularidade.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More