Salvador, 17 de setembro de 2022, por Andressa Vollono – As pragas de horta são insetos indesejáveis que parasitam as hortaliças, trazendo-lhes malefícios. As hortaliças estão mais susceptíveis aos ataques dessas pragas devido ao fato de serem herbáceas rasteiras, cultivadas durante todo o ano.
As pragas de horta podem comprometer as folhas, raízes, caules e os frutos. No entanto, o pior é que algumas dessas pragas, como os pulgões, também são vetores de vírus e bactérias. Desse modo, é importante que se realize o controle desses insetos. Por isso, a Casa & Agro preparou algumas dicas para você identificar essas pragas e combatê-las.
De acordo com Lígia Nogueira, em colaboração para Ecoa, em 14 de setembro de 2022, produzir em casa suas próprias hortaliças possibilita a aquisição de produtos saudáveis e diversificados, além da confiabilidade desses produtos consumidos. Entretanto, esse cultivo caseiro precisa de cuidados, principalmente em situações de infestações com pragas de horta. Contudo, uma horta caseira tem uma vantagem: não se preocupar com lucratividade. Isso possibilita a utilização de métodos naturais para o controle de pragas, livres de resíduos químicos nocivos.
Identificando as Pragas
As pragas de horta mais comuns são: cochonilhas, pulgões, lagartas e formigas e lesmas e caracóis.
1 – Cochonilhas
Quando se tem uma adubação deficiente em cálcio, logo aparecem as cochonilhas. Elas são insetos bem pequenos, de coloração branca e que se alimentam de seiva e nutrientes, ficando na parte inferior das folhas. Além disso, elas ainda secretam uma seiva que atrai fungos e formigas. Inicialmente, suas plantas ficarão com aspecto lustroso e brilhante, mas logo começam a perder vigor, sua coloração escurece e, em seguida, elas secam.
2 – Pulgões
Outro inseto que se alimenta da seiva das plantas é o pulgão, mas este se aloja em botões de flores, além das partes inferiores das plantas. São insetos formadores de colônias, assim, quando os pulgões são identificados, os danos às hortaliças já estão extensos, mesmo que no início da infestação. Para além, cabe ressaltar que são vetores de viroses.
3 – Caracóis e lesmas
São pragas que secretam muco. Esse muco serve como meio de transmissão de vírus, bactérias e, até mesmo, parasitas. Essas espécies causam buracos nas folhas, caules, flores, tubérculos e bulbos, impactando na estética das plantas.
4 – Lagartas
Qualquer lagarta deve ser considerada como possível praga para hortas. Elas se alimentam das folhas e frutos das hortas, e causam morte das plantas.
5 – Formigas
A primeira coisa para ter em mente é que nem todas espécies de formigas são danosas para as hortas. Algumas espécies se alimentam de substâncias liberadas por pulgões e cochonilhas e, nesse caso, elas podem ajudar a identificar essas pragas. Entretanto, quando se trata das formigas cortadeiras, elas representam uma ameaça à horta. Isso porque elas causam danos extremos às folhas das plantas.
Já as da espécie cortadeira representam, sim, uma ameaça ao cultivo, porque danificam as folhas. Inclusive, temos um artigo aqui no blog sobre elas. Por esse motivo, em qualquer caso, é importante prestar atenção quando as plantas estão cercadas deste inseto.
Métodos para combater: inspecione e cuide do solo
Para hortas caseiras, a forma mais simples de controle consiste na inspeção constante do solo e das hortaliças plantadas. Assim, sempre que houver insetos ou alterações nas plantações, você notará. Insetos normalmente são observados, principalmente aqueles que se alimentam diretamente das folhas – como lagartas e besouros.
Vegetais Repelentes ou atrativos
Algumas espécies de plantas são excelentes para afugentar parasitas, como as plantas com aromas fortes. Alecrim, alho, cebola, manjericão, citronela, hortelã e crisântemo são hortaliças com aromas marcantes e servem para expulsar as pragas da sua horta, além de enriquecer a variedade dela.
Outra boa opção é cultivar vegetais atrativos, assim, as pragas serão atraídas para eles, fazendo com que as hortaliças de interesse permaneçam livres. Uma boa opção é a capuchinha, e você deve cultivá-la perto da sua horta, em seu entorno, ou até mesmo nela.
Vale ressaltar que mesmo com essas plantas, deve-se manter o controle das pragas, porque uma vez que elas matarem as plantas atrativas, retornarão às suas hortaliças.
Medidas remediadoras
Algumas medidas podem ser tomadas para remediar a situação, quando ainda não se tem muitas pragas. Você pode realizar a coleta manual desses insetos, podar as partes danificadas ou infestadas e usar armadilhas adesivas para as pragas.
Medidas contra formigas
Para as formigas, especificamente aquelas cortadoras, deve-se preparar um “suco” com pimentas vermelhas e borrifar nos talos e caules das plantas. Assim, as formigas serão afastadas.
Receita caseira para pulgões e lagartas
Para lagartas e pulgões, você deve preparar uma solução com fumo de cigarro. Para prepará-la, coloque o fumo dentro de um recipiente com tampa de 1L, adicione água deixando 300mL sem preencher. Agite bastante e reserve em um local escuro por 24h. Depois, dilua a solução preparada na proporção de 10mL de solução para 100mL e borrife nas plantas infectadas.
Com as dicas da Casa & Agro, com certeza você conseguirá se livrar das pragas de horta sem gerar resíduos tóxicos, mantendo sua horta segura.