Anúncio

Regando com eficiência; dicas para economizar água na irrigação do jardim

Conheça maneiras de reduzir o consumo e ainda manter a quantidade de água necessária para as plantas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 18 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – A irrigação do jardim é fundamental para o desenvolvimento das plantas. Contudo, pela necessidade de regas diárias, a água acaba se tornando um problema comum na maioria das casas, já que grande parte acaba sendo desperdiçada.

Continua depois da publicidade

No entanto, esse problema pode ser resolvido com práticas básicas de cultivo e com truques que vão ajudar na economia de água na hora da irrigação do jardim. Por isso, hoje, separamos algumas dicas bem práticas que vão solucionar o problema com água, garantir um jardim mais sustentável e lindas plantas, não deixe de conferir.

Continua depois da publicidade

Como economizar água na irrigação do jardim?

A economia da água usada no jardim vai muito além de só avaliar a necessidade das plantas. Então, antes de olhar as plantas, verifique a temperatura do solo e cave uma profundidade de cerca de 5 centímetros com o dedo para saber se ele já está úmido. Isso pode ajudar a determinar se a rega é necessária ou não.

Continua depois da publicidade

Regue as plantas pela manhã ou no fim da tarde, quando o sol está baixo e a temperatura é mais fresca. Assim não há chances de evaporação excessiva da água antes que ela chegue nas raízes das plantas.

Os sistemas de irrigação de baixo volume, como gotejamento, microaspersão ou regadores com controle de fluxo, evitam o desperdício. Além disso, também é essencial reduzir até mesmo o uso de água quando possível, veja algumas dicas.

Regando com eficiência: dicas para economizar água na irrigação do jardim - Canva
Regando com eficiência; dicas para economizar água na irrigação do jardim – Canva

Como reduzir o consumo de água na irrigação?

Reduzir o consumo não é tão difícil quanto parece. Com um pouco de atenção e hábitos básicos, a economia de água pode ser bem alta. Veja a seguir dicas práticas que vão ajudar nessa redução de consumo de água:

  • O primeiro passo para reduzir o uso da água é optar por plantas nativas e adaptadas ao clima local, pois precisam de menos água para crescer;
  • Usar cobertura morta para ajudar a reter a umidade do solo e reduzir a evaporação, é um hábito perfeito para evitar desperdícios;
  • Manter as regas das plantas no início da manhã ou à noite ajuda a reduzir a evaporação;
  • Utilizar a irrigação por gotejamento fornece água diretamente às raízes das plantas, dispensando excessos;
  • Ter um timer para garantir que a irrigação seja feita apenas pelo tempo necessário é muito importante para reduzir o consumo na irrigação do jardim;
  • Olhar se há vazamentos ou gotejamentos em seu sistema de irrigação é uma tarefa que deve fazer parte da rotina;
  • Por fim, a escolha de plantas resistentes à seca, que podem sobreviver por longos períodos sem água, também é muito importante para reduzir o uso na irrigação.
Regando com eficiência: dicas para economizar água na irrigação do jardim - Canva
Regando com eficiência; dicas para economizar água na irrigação do jardim – Canva

Qual a melhor maneira de economizar água na irrigação do jardim?

Há duas formas super eficazes na economia de água na irrigação do jardim. A primeira delas é a captação da água da chuva, que pode ser feita em barris. Contudo, é fundamental manter o recipiente limpo e livre de água parada para evitar proliferação de insetos.

Já a segunda forma que garante a economia de água é a substituição de mangueiras de água por regadores. Segundo uma matéria do site G1,publicada por Isabela Leite, em 12 de agosto de 2014, além de não encharcar as plantas, um regador economiza até 96 litros de água a cada 10 minutos.

Regando com eficiência: dicas para economizar água na irrigação do jardim - G1
Regando com eficiência; dicas para economizar água na irrigação do jardim – G1

Assim, seguindo as dicas anteriores do Casa e Agro e usando o regador, a irrigação do jardim se mantém na quantidade necessária para as plantas. Assim, garantindo uma economia grande.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More