Anúncio

Renda-Portuguesa: dicas e segredos cuidar dessa linda folhagem ornamental 

Descubra como cuidar dessa planta e usá-la na decoração da sua casa.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 28 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A renda-portuguesa (Davallia fejeensis) é uma planta originária da Ásia e pertence à família das Dicksoniaceae. Essa planta é conhecida por suas folhas verdes brilhantes e delicadas, que são muito populares em arranjos florais. Assim, o que acha de aprender a cuidar dessa linda folhagem para decorar seu espaço?

Continua depois da publicidade

Portanto, se você está procurando uma planta com folhagem bonita e que seja fácil de cuidar, a renda-portuguesa é uma ótima opção. Além de ser resistente, essa planta também é extremamente versátil na hora de decorar um ambiente. Neste artigo, vamos mostrar como cuidar da renda-portuguesa em casa e como utilizá-la na decoração.

Continua depois da publicidade

Clima e iluminação

A renda-portuguesa prefere climas tropicais e subtropicais, com temperaturas entre 18°C e 27°C. Essa planta gosta de iluminação indireta e pode ser cultivada tanto dentro de casa quanto em áreas externas com sombra parcial. Uma vez que, a exposição direta do sol pode queimar as delicadas folhas da planta.

Continua depois da publicidade
Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)
Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

Para plantar a renda-portuguesa em vasos, é necessário escolher um recipiente que seja grande o suficiente para a planta. O vaso deve ter furos na parte inferior para permitir a drenagem da água, além da camada drenante, conduzida com argila expandida, seguida de manta bidim.  Ademais, o substrato ideal é composto por terra vegetal, composto orgânico (como o húmus de minhoca, ou esterco bovino) e areia.

Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)
Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)

Irrigação e adubação

Assim, para que a planta possa crescer e se desenvolver devidamente, é preciso manter alguns cuidados básicos. Logo, a renda-portuguesa gosta de umidade constante, mas sem encharcamento do solo. É recomendado regar a planta pelo menos uma vez por semana, ou sempre que o substrato estiver seco. E, conforme o site Wiki How, é ideal deixar o solo secar um pouco entre as regas.  Para adubar a planta, utilize um fertilizante líquido diluído em água, aplicando-o uma vez por mês durante a primavera e o verão.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Propagação e controle de pragas:

A espécie  pode ser propagada por meio de divisão de touceiras. Para isso, basta retirar a planta do vaso, separar os rizomas e replantá-los em vasos menores com o mesmo substrato. Quanto ao controle de pragas, a renda-portuguesa é bastante resistente, mas pode ser afetada por cochonilhas e pulgões. Nesses casos, utilize um inseticida específico para plantas. Ou, caso seja mais adepto aos produtos orgânicos e caseiros, o Casa & Agro recomenda a aplicação de sabão de coco ou óleo de neem.

Como utilizar a renda-portuguesa na decoração?

Por fim, é uma planta versátil que funciona de diversas maneiras na decoração da sua casa. Ela fica ótima em vasos suspensos, como forração em jardineiras e até mesmo em terrários. Além disso, as folhas combinam em arranjos florais, dando um toque delicado e elegante à decoração.

Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)
Renda-portuguesa (reprodução Canva Pro)

Assim, a renda-portuguesa é uma planta fácil de cuidar e que vai bem de diversas maneiras na decoração. Com as dicas deste artigo, você poderá cultivar essa planta em casa e deixar seu jardim ainda mais bonito e estiloso.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More