Anúncio

Pilea: aprenda a cultivar em vasos a planta ornamental que conquistou a internet

Saiba como cuidar da sua Pilea em casa e mantê-la sempre saudável e bonita

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 28 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A Pilea peperomioides é uma planta herbácea perene, pertencente à família Urticaceae. Ela é nativa da região sul da China e foi descoberta por um missionário norueguês no início do século XX. A partir daí, a planta se espalhou pelo mundo todo e se tornou uma das mais populares do momento.

Continua depois da publicidade

Assim, a pilea , também conhecida como planta-chinesa-do-dinheiro, é uma das plantas mais populares e queridas da internet. Com suas folhas arredondadas e brilhantes, ela conquistou milhares de fãs ao redor do mundo e se tornou uma das plantas mais desejadas para se ter em casa.

Continua depois da publicidade

Portanto, se você também é fã da pilea e quer aprender como cuidar dela da melhor forma possível, continue lendo este artigo. Aqui, vamos dar todas as dicas e informações que você precisa para manter sua planta saudável e feliz por muito tempo, desde o clima ideal, a propagação da espécie.

Continua depois da publicidade
Pilea (reprodução Canva Pro)
Pilea (reprodução Canva Pro)

Clima e temperatura

A Pilea é uma planta que prefere climas amenos e úmidos, com temperatura média entre 18°C e 24°C. Ela não tolera temperaturas extremas, nem calor excessivo ou frio intenso. Por isso, é importante manter a planta em um local protegido, longe de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.

Plantio em vasos

Para plantar sua pilea em casa, você vai precisar de um vaso com furos de drenagem, substrato rico em nutrientes e uma muda saudável. Assim, comece enchendo o fundo do vaso com pedras ou argila expandida, seguido de manta bidim, para garantir uma boa drenagem.

Em seguida, coloque uma camada de substrato (terra vegetal, composto orgânico e areia) no fundo do vaso e acomode a muda da planta. Após, cubra com mais substrato, pressionando delicadamente para firmar a planta.

Pilea (reprodução Canva Pro)
Pilea (reprodução Canva Pro)

Irrigação e iluminação

A folhagem ornamental gosta de umidade, mas não tolera solo encharcado. Por isso, é importante regar a planta com frequência, mas sem excessos. O ideal é manter o substrato sempre úmido, mas sem empoçamento. Além disso, ela precisa de luz para crescer e se desenvolver.

Porém, conforme Silvia Montico, em 19 de dezembro de 2020, em colaboração com o Uol, ela não gosta de sol direto e prefere luz indireta ou meia-sombra. Por isso, é importante colocar a planta em um local bem iluminado, mas protegido do sol direto, como próximo às janelas ou em sacadas.

Imagem Uol
Imagem Uol

Adubação

Para garantir que sua plantinha cresça forte e saudável, é importante adubar a planta regularmente. Use um fertilizante rico em nutrientes, diluído em água, e aplique a cada 15 dias durante o período de crescimento. Mas, caso você seja mais adepto aos orgânicos, você pode optar por incorporar húmus de minhoca ou esterco bovino curtido ao substrato.

Propagação

A pilea é uma planta fácil de propagar. Portanto, para a formação de mudas, basta retirar uma muda da planta mãe, cortando um ramo com algumas folhas e raízes, e plantá-la em um vaso com substrato úmido. Assim, o Casa & Agro recomenda manter constantemente o substrato úmido e proteja a muda do sol direto e de correntes de ar até que ela esteja bem estabelecida.

O que fazer se a planta amarelar

Se a sua  planta começar a apresentar folhas amareladas, é um sinal de que algo não está indo bem. Isso pode ser causado por excesso de água, falta de luz, solo pobre em nutrientes ou até mesmo por pragas e doenças. Para identificar a causa do problema, verifique as condições de cultivo da planta e faça os ajustes necessários. Se o problema persistir, procure ajuda de um especialista em plantas.

Cuidados extras

Além das dicas acima, existem alguns cuidados extras que podem ajudar a manter sua folhagem saudável e bonita por muito tempo. Por exemplo, é importante limpar as folhas regularmente, para evitar o acúmulo de poeira e sujeira. Além disso, é recomendado girar o vaso de vez em quando, para que a planta receba luz de forma uniforme em todas as partes.

Pilea (reprodução Canva Pro)
Pilea (reprodução Canva Pro)

Por fim, a pilea é uma planta encantadora e fácil de cuidar, que pode trazer muita beleza e vida para a sua casa. Com as dicas e informações deste artigo, você está pronto para cuidar da sua linda planta de forma adequada e garantir que ela cresça saudável e feliz por muito tempo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More