Anúncio

Plante arruda em um vaso e desfrute de seus incríveis benefícios; saiba como

Essa planta espanta mau olhado e ainda ajuda na ansiedade

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 05 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – A arruda é bem famosa entre os antigos e, segundo eles, ela é ótima para espantar o mau-olhado e as más energias. Aliás, é boa também para tratar doenças como gota e reumatismo.

Continua depois da publicidade

E não é que esses boatos têm um fundo de verdade? É o que afirma a aromaterapeuta Thairiny Raiany Borges, em entrevista publicada no dia 16 de fevereiro de 2021, pelo site Globo. Segundo a especialista, essa planta é muito útil para tratar sarna, piolho e até certas condições circulatórias.

Continua depois da publicidade
Foto extraída so site g1.globo.com
Foto extraída so site g1.globo.com

Benefícios da arruda

Ainda segundo Thairiny, essa planta ainda tem propriedades antiespasmódicas. Além disso, ela serve para combater verminoses, assaduras, frieiras e aumentar a circulação do sangue. Mas, ela destaca que o seu uso deve ser feito da forma correta para evitar efeitos colaterais.

Continua depois da publicidade

Riscos do uso incorreto

O uso errado da arruda pode causar alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, dores intestinais, convulsões e até abortos. Por isso, o uso interno dessa planta deve ser feito só com a recomendação de um médico para que ele indique a quantidade certa.

Qual a melhor forma de utilizar?

Uma vez que o uso interno requer muito cuidado e um bom acompanhamento, a melhor forma de usar a planta é externamente. Ou seja, por meio de banhos e enxágues, até óleos e pomadas. Entretanto, a aromaterapeuta da matéria citada acima, informa que até essas formas de usar precisam de muita atenção.

A arruda é a última opção quando o assunto é tratamento fitoterápico. Isso porque existem plantas bem mais seguras para realizar certos tratamentos. Além disso, no caso do uso tópico, é preciso atenção porque peles mais sensíveis podem chegar a sofrer queimaduras.

Essa planta traz uma grande energia ancestral. Então, dá para perceber que o seu uso mais seguro é o espiritual. Assim, qualquer outra forma de utilização deve ser acompanhada e prescrita por um profissional competente.

Plante arruda em um vaso e desfrute de seus incríveis benefícios, saiba como - Foto: Pixabay
Plante arruda em um vaso e desfrute de seus incríveis benefícios, saiba como – Foto: Pixabay

Como plantar a arruda no vaso

A arruda é uma planta de plantio fácil, mas ela gosta de solos que sejam ricos em matérias orgânicas. Além disso, seu bom desenvolvimento depende de uma boa drenagem do solo. Então, veja como plantar a sua arruda no vaso:

  • Escolha um vaso de adequado, com furos no fundo, para uma boa drenagem;
  • Depois, forre o fundo com brita ou cascalho, ou argila expandida;
  • Em seguida, coloque um substrato rico em matéria orgânica;
  • Então, ponha a sua semente no solo em uma profundidade de meio centímetro;
  • Por fim, faça a primeira rega e deixe o solo úmido, mas não encharcado.

Essa planta se adapta a qualquer tipo de solo e as suas sementes germinam em torno de uma a três semanas do plantio. Assim, a arruda só estará pronta para a colheita depois de 90 ou 120 dias do plantio. Caso queira transplantar, só faça isso quando a muda tiver mais de 10 cm.

Dicas de cuidados com a planta

A arruda é uma planta muito resistente e adaptável. Por isso, cuidar dela pode ser muito mais fácil que muitas outras culturas. Mas, não descuide dos poucos cuidados que ela exige, porque, apesar de ser uma planta perene, ela também pode morrer. Então, veja como cuidar da forma certa:

  • Mantenha o solo da sua planta sempre úmido, mas nunca encharcado, lembre disso;
  • A arruda fica bem na sombra, mas cresce muito melhor se tomar seis horas de sol por dia;
  • Essa planta se desenvolve mais em temperaturas acima de 18ºC;
  • Para deixar ela mais forte, faça adubação orgânica a cada 60 dias;
  • Faça a poda sempre que perceber galhos ou folhas secas;
  • Para evitar alergias e irritações, sempre use luvas ao realizar a poda.

Jamais utilize os frutos ou folhas dessa planta sem acompanhamento médico. Apesar das recomendações dos antigos, o uso indiscriminado pode trazer efeitos graves. Assim, dê preferência ao uso espiritual, e deixe essa planta em locais estratégicos da sua casa, para renovar as energias.

Agora que você já sabe como plantar arruda e quais são os seus benefícios, e cuidados de uso, compartilhe essas dicas e não deixe de ver muitas outras aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More