Anúncio

Cardo-mariano: o que é, como cultivar e para que serve

A cardo-mariano é uma planta medicinal com várias propriedades benéficas para a saúde

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 18 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato-  O cardo-mariano pertence à familia Asteracea, nativa do Mediterrâneo, Europa, Oriente Médio e África. Trata-se de uma planta conhecida por conta se duas propriedades medicinais, além de sua beleza.

Continua depois da publicidade

Podendo ser econtrada em diversas regiões do mundo, o cardo-mariano é uma planta tropical conhecida por diversos nomes, como, cardo-leiteiro e cardo-de-Santa-Maria. Não perca tempo e aprenda tudo sobre essa plantinha.

Continua depois da publicidade
Cardo-mariano (Reprodução Canva)
Cardo-mariano (Reprodução Canva)

Conhecendo o cardo-mariano

O cardo-mariano, também conhecido como Silybum marianum, é uma planta medicinal com várias propriedades benéficas para a saúde. Sendo conhecido especialmente por conta seu efeito protetor e regenerativo sobre o fígado, de acordo com o site Ecycle, por Ana Nóbrega, também possui outros benefícios. 

Continua depois da publicidade

A cardo-mariano é uma planta medicinal com várias propriedades benéficas para a saúde, especialmente para o fígado. No entanto, converse com um profissional de saúde antes de usar o cardo-mariano como tratamento para qualquer condição de saúde.

Cardo-mariano Fonte(Ecycle)
Cardo-mariano Fonte(eCycle)

Benefícios

Além de proteger e regenerar o fígado, ele ajuda a proteger as células hepáticas dos danos causados por toxinas, incluindo o álcool, medicamentos, poluentes e outras substâncias tóxicas. Como também, auxilia no tratamento de doenças hepáticas, além de proteger o fígado, você pode utilizá-lo para tratar doenças hepáticas como a cirrose, hepatite e esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).

Também conhecido por conta de seus compostos antioxidantes, como a silimarina, ajuda a proteger as células do corpo contra o dano causado pelos radicais livres. Também auxilia na redução do colesterol, reduzindo os níveis de colesterol no sangue, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e no alívio de distúrbios digestivos, aliviando distúrbios digestivos, como indigestão, náusea e diarreia.

Como cultivá-lo

O cardo-mariano é uma planta que pode ser cultivada em casa. O site Casa&Agro trouxe algumas etapas que você pode seguir para ter sucesso no cultivo:

  1. Obtenha sementes de cardo-mariano de uma loja de jardinagem ou de um fornecedor online confiável;
  2. Escolha um local ensolarado e com solo bem drenado. Afinal, s planta prefere solos leves e férteis com pH entre 6,0 e 7,0. Certifique-se de que o local tenha boa circulação de ar;
  3. Plante as sementes em pequenos vasos com terra de qualidade. Coloque as sementes a cerca de 0,5 cm de profundidade na terra. Regue as sementes com cuidado e mantenha a terra úmida, mas não encharcada;
  4. Quando as plantas atingirem cerca de 10 cm de altura, transplante-as para um local definitivo, a uma distância de cerca de 30 cm umas das outras. O momento ideal para o transplante é quando as plantas têm cerca de 3 a 4 folhas verdadeiras;
  5. Continue regando as plantas com cuidado, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Ele não gosta de solo muito seco;
  6. Quando as plantas começarem a florescer, remova as folhas e flores secas para incentivar o crescimento de novas folhas e flores;
  7. As plantas de cardo-mariano geralmente levam cerca de 150 dias para amadurecer e produzir sementes. Quando as sementes estiverem maduras, colha-as e seque-as em um local fresco e seco.
Cardo-mariano (Reprodução Canva)
Cardo-mariano (Reprodução Canva)

E, para finalizar, lembre-se de que o cardo-mariano é uma planta perene e pode crescer até 1 metro de altura. Se você mora em uma região com invernos rigorosos, pode ser necessário cobrir as plantas com palha ou outro material para protegê-las do frio.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More