Anúncio

Veja como plantar romã de um jeito simples e conheça os benefícios dessa fruta

Versátil, você pode cultivar essa frutífera tanto em vasos quanto no quintal

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 18 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Já imaginou ter uma romãzeira em casa? Essa fruteira de origem asiática possui um cultivo descomplicado e se adaptou com muito sucesso aos países tropicais como o Brasil. Símbolo de fartura e fertilidade, seus frutos de polpa agridoce e de perfume intenso são ricos em propriedades medicinais importantes para a saúde. Mas afinal, como começar a plantar romã?

Continua depois da publicidade

A espécie possui grande versatilidade e um manejo rústico, ou seja, com poucos cuidados e até em situações adversas, vai continuar se desenvolvendo. Além disso, um pé de romã em casa significa muitos beija-flores e passarinhos visitando o seu quintal atraídos por suas flores e frutos. Confira, a seguir, um guia simples de como plantar romã e veja tudo o que é necessário para sua frutificação.

Continua depois da publicidade
Plantar romã (Reprodução Canva)
Plantar romã (Reprodução Canva)

Propagação e cultivo

Uma das formas de fazer a propagação de um pé de romã é através das sementes. Assim, comece escolhendo um fruto saudável, nem muito maduro e nem muito verde. Separe os grãos, retire toda a polpa ao redor e higienize as sementes. Prossiga plantando-as em vaso preenchido com solo úmido, de boa drenagem e rico em matéria orgânica, a meio centímetro de profundidade.

Continua depois da publicidade

Adicione um pouco mais de terra sobre os grãos e regue regularmente de maneira a manter o solo sempre úmido, porém, sem encharcar. Ademais, uma dica é proteger o vaso com um filme plástico para preservar a umidade durante a germinação, especialmente se você mora em uma região mais seca ou que sofre com ventos. Após cerca de 40 dias, você vai observar o crescimento das mudas sobre o solo e, nessa etapa será possível retirar a cobertura plástica.

Quando elas atingirem seus 10cm de altura, faça o desbaste mantendo apenas a muda mais vigorosa ou prossiga transferindo as plantinhas para o seu local definitivo. Uma segunda alternativa de propagação são as estacas. Você pode adquirir uma muda grande e fazer o transplante.

Em vasos ou no quintal?

Se você pretende manter o cultivo em vasos, invista em recipientes grandes e largos com furinhos no fundo. Faça uma camada de drenagem com pedras e acrescente o substrato. Já para o plantio em quintais ou jardins, dê preferência para um local ensolarado e protegido do vento forte.

Plantar romã (Reprodução Canva)
Plantar romã (Reprodução Canva)

Solo

Para o preparo do solo, invista em partes iguais de areia e terra de boa qualidade, juntamente com esterco de curral curtido ou outro composto orgânico. Continue com as adubações durante a fase de florescimento utilizando húmus de minhoca, farinha de ossos ou torta de mamona.

Cuidados

Permaneça protegendo o seu pé de romã de secas, ventos e possíveis geadas. Além disso, a planta gosta de iluminação natural abundante, atente-se apenas para o excesso de calor durante o verão. Durante a estação, a espécie costuma precisar de mais água, então, aumente a frequência de regas, que devem sempre manter o solo úmido. Por fim, faça a poda dos galhos a cada três meses para estimular o enchimento da copa e dar forma a árvore.

Agora que você já sabe como cultivar romã em casa, o blog Casa&Agro te mostra as vantagens de consumir essa poderosa fruta regularmente.

Benefícios da romã

Você provavelmente já observou a cor vermelha intensa que as sementes e polpa da romã possuem. Os compostos bioativos que garantem os diversos benefícios associados ao consumo da fruta são os responsáveis pela coloração vibrante. Fonte das vitaminas A, C e E e de antocianinas, minerais e fibras, os frutos da romãzeira são ricos em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Desse modo, de acordo com Cecilia Felippe Nery em colaboração com o site UOL, em 26 de janeiro de 2022, a romã fortalece a imunidade; contribui para o equilíbrio da flora intestinal, atuando contra episódios de diarreia; e  combate o envelhecimento precoce e, assim, previne o surgimento de várias doenças. Ademais, auxilia no controle dos níveis de colesterol e também da pressão arterial, o que a torna excelente para o coração, além de promover saciedade, sendo aliada do emagrecimento.
Imagem UOL
Imagem UOL

Por fim, você ainda pode aproveitar cada parte do cultivo dessa fruta. A polpa pode ser consumida ao natural ou em sucos. Já as sementes acompanham muito bem molhos e saladas. Outrossim, as folhas, flores e até a casca podem ser matéria-prima para chás. Seja como for, nada melhor do que plantar romã em casa de forma prática e desfrutar de seus benefícios das mais diversas maneiras.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More