Anúncio

Aprenda como curtir esterco de gado e usá-lo como fertilizante orgânico

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 18 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – O esterco, também chamado de estrume,  é o termo designado às fezes animais em decomposição, um material de origem puramente orgânica. Os excrementos animais podem ter uso de diversas maneiras, como para a adubação do solo, geração de energia e produção de biogás. 

Continua depois da publicidade

Desse modo, o esterco se tornou uma fonte de lucro para os produtores e um bom destino para o resíduo da produção animal. Além disso, o excesso de estrume no ambiente pode levar a danos ambientais, como o processo de eutrofização. Aprenda como curtir esterco de gado e a importância do processo.

Continua depois da publicidade

Estrume fresco

Segundo Ronessa B. de Souza, numa publicação da Embrapa, no ano de 2008, o problema em utilizar o esterco fresco em adubação orgânica, é que estes podem conter microorganismos patogênicos. Logo, não são recomendados para cultivos de hortaliças, por exemplo, pois podem contaminar partes comestíveis das plantas e causar complicações gastrointestinais no consumidor. 

Continua depois da publicidade
Imagem: Embrapa
Imagem: Embrapa

Um problema que pode ser facilmente se resolver com o processo de curtimento. Mas afinal, o que é o processo de curtimento? O esterco torna-se curtido quando é deixado em um monte para “envelhecer” sob condições naturais, tornando-se mais viável e potente para uma adubação orgânica segura. Veja abaixo, como fazer para transformar o esterco fresco em esterco curtido!

Como curtir esterco bovino

A princípio, deve-se retirar o estrume do curral e montar uma pilha de estrume fresco ao ar livre. Em seguida, é necessário umedecer diariamente com baldes de água ou com um sistema de irrigação. O blog Casa&Agro recomenda que a pilha de excrementos seja coberta com palha seca ou folhagem, protegendo da ação de outros animais e do calor excessivo do sol.

Revolvendo pilha de esterco fresco (Reprodução Canva Pro)
Revolvendo pilha de esterco fresco (Reprodução Canva Pro)

Ademais, é necessário revolver todo o material do monte a cada 2 dias, para haver uma uniformidade no processo de umidificação e envelhecimento. Outra dica importante é que em tempos chuvosos, faça-se a cobertura do material com uma lona plástica para evitar a lixiviação (lavagem de nutrientes) para o solo sob a pilha de estrume.

O processo de curtimento do estrume leva de 60 a 90 dias. Nesse tempo, o adubo estará pronto para a utilização na lavoura como adubo orgânico. A maneira correta de saber se o adubo está no ponto certo é observar as características dele. Note a mudança na coloração, no cheiro e na textura.

Esterco curtido (Reprodução Canva Pro)
Esterco curtido (Reprodução Canva Pro)

O esterco curtido deve ser uma massa escura acinzentada com aspecto pouco gorduroso, porém solta e leve, de odor agradável de terra e sem nenhum mau cheiro. Logo, vale ressaltar que se o material ainda apresentar umidade, cheiro característico de esterco e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve continuar no curtimento.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More