Anúncio

3 tipos de pimentas bastante usuais que podem ser cultivadas em casa; veja

Malagueta, biquinho e mais!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 20 de setembro de 2022, por Andressa Vollono – A denominação comum para plantas e frutos picantes que causam a sensação de ardência é “pimentas“. As pimentas são subdivididas em dois grupos: peppers, que são as mais conhecidas e usadas, nas quais as sementes e flores causam a sensação de ardência. Além disso, há também a chillis, onde a capsaicina é a substância que gera a sensação de ardor.

Continua depois da publicidade
Pimentas (Reprodução: Canva)
Pimentas (Reprodução: Canva)

As pimentas possuem sabores, cores, formatos e tamanhos característicos que, as vezes, são até utilizados para nomeá-las. Em razão de suas características, são populares por serem picantes quando ingerimos, e usadas para temperar e incrementar os mais diversos pratos.

Continua depois da publicidade

De acordo com Cláudia Dias, em sua colaboração para o Nossa (UOL), feita no dia 12 de julho de 2021, as pimentas são fontes de vitaminas, como as vitaminas A, B (B1 e B2), C e K, e, por isso, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, as pimentas que possuem capsaicina (ou seja, as vermelhas), ajudam a perder peso, pois, aumentam o metabolismo.

Continua depois da publicidade
Pimentas (Reprodução: Uol.com.br/nossa)
Pimentas (Reprodução: Uol.com.br/nossa)

Sabendo dos diversos benefícios do uso das pimentas, veja mais sobre as espécies mais comuns:

Malagueta

Pimenta Malagueta (Reprodução: Canva)
Pimenta Malagueta (Reprodução: Canva)

Popularmente conhecida e associada ao seu ardor intenso, essa pimenta é alongada e bem vermelha. Como parte de seu conjunto, possui sabor e ardor característicos. Bastante utilizada em pratos típicos brasileiros, como moquecas e tucupi, temos a pimenta malagueta. Porém, deve-se dosar a quantidade, devido ao seu sabor picante.

Dedo-de-moça

Pimentas Dedo-de-moça (Reprodução: Canva)
Pimentas Dedo-de-moça (Reprodução: Canva)

Comercializa-se a pimenta dedo-de-moça de várias formas: molho, em conserva, desidratada, moída e fresca. Diferente da malagueta, ela possui ardor mais suave e concentra a maior parte do ardor nas sementes. Devido a essas qualidades, é possível aproveitá-la em molhos e pratos com frutos do mar, carnes bovinas, suínas e aves. Por fim, suas sementes são conhecidas como “pimenta calabresa” quando desidratadas.

Biquinho

Essa pimenta possui coloração vermelha e um formato característico. Em virtude da sua forma, ela recebe a denominação de “pimenta biquinho”. Inegavelmente, ela é uma pimenta muito versátil, já que tem sabor e ardência suaves. Por conta de seu formato de biquinho é possível que ela seja usada em saladas, grelhados, geleias, sobremesas e, até mesmo, para decorações. 

Plante em casa

Essas pimentas citadas, além de amplamente utilizadas, também são de fácil cultivo! Para cultivá-las em casa, basta se atentar a alguns pontos que a Casa & Agro te ensina.

A plantação deve ser feita nos meses mais quentes do ano. Para plantar, escolha um vaso com furos no fundo e aí basta cavar um buraco raso, colocar uma ou duas sementes nele, cobrir com terra e molhar. Após a pimenta brotar, lembre-se de deixá-la sempre no sol (pimentas são plantas que se desenvolvem melhor com sol e calor). 

Regue as pimenteiras só quando a superfície estiver seca. Nesse momento, deve-se regá-las até que a água escoe pelo vaso. Assim, embora você umedeça suficientemente a terra, graças aos furos do vaso, não ocorre o apodrecimento das raízes pelo acúmulo de água. 

Ademais, não se esqueça de recolher as pimentas maduras e, em seguida, podar a sua pimenteira. Pois assim sua planta continuará crescendo e frutificando. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More