Colatina, 16 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Doce, suculento e delicioso, as variedades do mamão estão na mesa da maioria dos brasileiros. Mas, você conhece os vários tipos da fruta que estão disponíveis nas feiras e nos mercados?
Muita gente até sabe que existe mais de um tipo da fruta, mas não tem a mínima ideia as verdadeiras diferenças que existem entre eles. Por isso, conheça as três variedades do mamão mais comuns do seu dia a dia e conheça os benefícios e as diferenças de cada um.
Quais são as variedades do mamão mais comuns?
As variedades mais comuns de mamão são o Comum, Papaia e Formosa. Além de diferentes no nome, eles também diferem em outros aspectos como tamanho, sabor e benefícios. Então, vale a pena conhecer melhor cada um deles, para escolher o que é melhor para você.
1.Comum
O mamão do tipo comum é aquele que você pode ter aí no seu quintal, ou no dos seus vizinhos e parentes. Porque, apesar de sua presença maciça nas feiras, ele não produzido em larga escala pelos produtores do fruto. São os pequenos agricultores que ainda produzem em vendem esse tipo.
Essa variedade do mamão que costuma ser menor, pois o seu crescimento depende muito das condições de solo e clima. Além disso, ele pode ser menos doce e ter a polpa mais amarelada que alaranjada, o que mostra uma menor quantidade de licopeno.
2.Variedades do mamão: Papaya
O papaya é o famosinho dentre as variedades do fruto e é possível encontrar na maioria dos supermercados. Mas, apesar de estar nas gôndolas todos os meses do ano, a sua época de colheita costuma ser de setembro a janeiro. Assim, essa é uma boa época para adquirir frutos mais doces.
O mamão papaya possui uma quantidade de fibras maior que os tipos comuns e formosa. Além disso, ele possui mais licopeno e, por isso, a sua polpa costuma ter um tom laranja forte e o seu sabor é bem mais concentrado e doce.
3.Formosa
Essa variedade do mamão se destaca pelo tamanho. Com certeza, você já viu esse fruto no supermercado e ficou pasmo com o seu tamanho. Pois é, essa qualidade é bem doce e a sua colheita ocorre duas vezes no ano. Assim, dá para colher ele entre março e junho e entre setembro e outubro.
As pessoas que costumam fazer preparos com essa fruta, ou comer com uma maior regularidade, podem gostar mais dessa qualidade. Porque, ela é muito maior, sua polpa é mais firme e o seu sabor mais adocicado. Mas, esse fruto ainda é bem sensível, então não dá para guardar por muitos dias.
Benefícios do mamão
De acordo com a matéria de Fabiana Gonçalves, de 26 de junho de 2021, para a coluna VivaBem do UOL, o mamão é um fruto muito rico em várias vitaminas e minerais essenciais. Dessa forma, ele traz muitos benefícios para quem os consome.
Não importa qual das variedades do mamão você prefira e consuma, todas elas são ricas em vitamina C, A, E e do complexo B. Além disso, também possuem boas quantidades de magnésio, fósforo, cálcio e potássio.
Talvez o benefício mais conhecido do mamão seja a melhora dos quadros de constipação, isso porque, as fibras que existem no fruto facilitam o trânsito intestinal. Mas, esse não é o único benefício que esse fruto traz. Assim, dentro do seu rol de benefícios, essa fruta também:
- controla os níveis de colesterol;
- protege o intestinal e facilita a absorção de nutriente pelo corpo;
- ajuda no emagrecimento e na redução dos níveis de glicemia no sangue;
- sua vitamina E, junto com o licopeno e betacaroteno ajudam a manter a pele e cabelo saudáveis;
- aumenta a imunidade, devido o seu alto teor de vitamina C;
- combate os radicais livres.
Muito mais que sabor, o mamão traz muitos benefícios para a saúde de todo o corpo. Por isso, vale a pena inserir ele na dieta do dia a dia. Mas, a moderação e sempre essencial. Assim, basta uma fatia média, por dia, para conseguir usufruir de todos os seus benefícios.
Agora que você já conhece as variedades do mamão e os benefícios que ele traz para a saúde, compartilhe essa matéria com todos os amigos e passe a consumir esse fruto hoje mesmo. Mas, não se esqueça de navegar aqui pelo Casa e Agro e ver muitas outras informações interessantes.