Anúncio

Semente de cumaru: pequenas, mas repletas de benefícios; confira

A baunilha brasileira divide opiniões

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 16 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Apelidada de forma carinhosa de “baunilha brasileira” a semente de cumaru é um produto versátil nativo da região amazônica. O seu uso é muito versátil e o seu sabor é comparado ao da baunilha.

Continua depois da publicidade

semente de cumaru é famosa dentro do mundo da gastronomia e da indústria cosmética. Assim, apesar do seu uso dividir opiniões, quanto aos riscos e benefícios do consumo, a sua rentabilidade cresce cada dia mais.

Continua depois da publicidade

Benefícios da semente de cumaru

Antes de falar dos benefícios dessa semente, é importante saber que ainda não existem estudos que comprovem as qualidades e funcionalidades do uso. Por isso, os mesmos são meras crença populares, que passa de geração em geração, mas que não gozam de comprovação científica.

Continua depois da publicidade

Essa semente possui um rol extenso de supostos benefícios que vão desde o alívio de sintomas gripais, até o tratamento de picada de cobra. A sabedoria popular afirma que a semente de cumaru é anti-inflamatório e antiasmático. Além disso, seu óleo ajuda a tratar tuberculose e úlceras.

Mas não para por aí. Além desses, esse produto ainda teria a capacidade de tonificar o coração e aliviar as dores do período menstrual.

Riscos do consumo da semente de cumaru

Sabedoria popular à parte, a verdade é que a semente de cumaru possui uma alta concentração de cumarina que é um composto capaz de intoxicar seres humanos, quando em grande quantidade. O químico alemão Dirk Lachenmeie, em matéria do dia 12 de agosto de 2017, para o site Terra, afirma que o problema do consumo dessa semente é que não dá para medir a quantidade de cumarina que se está consumindo, e os efeitos vão se acumulando no corpo.

Imagem extraída do site Terra
Imagem extraída do site Terra

Por essa razão o uso da semente de cumaru é proibido em alguns países, como os EUA. Mas, a real preocupação, de acordo com a matéria, é com o público infantil, que são mais suscetíveis a essa intoxicação.

Até quem defende os benefícios dessa semente alerta sobre o risco de intoxicação. Por isso, quem quiser se aventurar no consumo da mesma, deve fazer com extremo cuidado e moderação. Contudo, o ideal é esperar até que estudos científicos determinem a quantidade e a forma segura de consumo.

Versatilidade, lucro e sustentabilidade

Essa semente faz sucesso na indústria dos cosméticos, pois seu aroma agrada o público e a sua oferta é bem maior que a da baunilha original. Entretanto, não é só o seu aroma que agrada, o seu sabor também. Por isso, a semente de cumaru faz parte de muitas receitas de doces e sobremesas.

Toda essa versatilidade gera uma alta procura da semente, o que tem gerado renda e lucro para o povo indígena da região amazônica, de onde a árvore é nativa. Mas, além de gerar renda, a comercialização dessa semente garante que a floresta nativa se manterá de pé, é o que afirma o diretor da cooperativa Vekalá, José Palahv Gavião, à matéria de Thaís Nauara, para a Globo, em 24 de agosto de 2022.

Imagem extraída do site Globo
Imagem extraída do site Globo

Os benefícios para saúde da semente de cumaru podem até não estarem comprovados ainda, mas, seus benefícios ecológicos, sociais e ambientais são indiscutíveis. Então, agora, comente se você costuma usar algum cosmético com cumaru, e navegue pelo Casa e Agro e veja outras matérias.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More