Anúncio

Mofo em casa? Veja como se livrar definitivamente deste mal

Mantenha a saúde de toda a família protegida de mofo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Jarinu, 29 de agosto de 2022, por Keila Carlos – Em épocas de chuva, muitos ambientes ficam mais úmidos, e com isso, pode surgir o mofo, também conhecido como bolor. Antes de mais nada, além de deixar os locais onde ele aparece feio e fedido, ainda pode ser maléfico à saúde.

Continua depois da publicidade

Que tal aprender a acabar com esse terrível vilão e intruso com dicas realmente eficientes? Ainda mais, tendo a opção de não ter mais nenhum ponto de mofo em sua casa, acabando de vez com esse mal? Então, nos acompanhe, veja o problema que ele causa, como evitar e como eliminar esse fungo.

Continua depois da publicidade
Mofo em casa? Veja como se livrar definitivamente deste mal/ Imagem: Canva
Mofo em casa? Veja como se livrar definitivamente deste mal/ Imagem: Canva

O que o mofo pode causar à saúde?

O mofo ou o bolor é um tipo de fungo que se instala em locais úmidos. Os danos à saúde são desastrosos, em especial, em pessoas que possuem algum tipo de doença respiratória. Dessa forma, os sintomas iniciais são alergias, como coceiras no nariz, coriza, espirros e tosse.

Continua depois da publicidade

O quadro pode se agravar para bronquite e asma. Igualmente, também pode evoluir para complicações dos casos de rinites, faringites e conjuntivites. Desse modo, o ideal, principalmente quando há histórico de predisposição, é evitar respirar o ar do ambiente que tenha esse bicho de mofo, tampando o nariz.

Como se livrar do mofo em casa? Veja dica de ouro

Segundo dicas do Dr. Bactéria em entrevista ao r7.com em 22/10/2018, com dicas simples, é possível acabar com o cheiro do mofo e com todo o mal que ele causa. Nesse sentido, algo fácil é passar pano umedecido com vinagre em toda a superfície comprometida com bolor.

Outra dica importante, e talvez, muito repetitiva, é arejar o máximo possível o cômodo, dando uma atenção especial aos dias chuvosos. Porém, reforçar esse ponto é fundamental. Agora, a dica de ouro é sobre como limpar o bolor da parede.

Isso porque, ao esfregar a parede, o ambiente inteiro fica contaminado pelo fungo. Logo, a recomendação é usar luvas nas mãos, molhar um pano com água sanitária e aplicar na parede com leves batidinhas. Isso mesmo! Como se estivesse aplicando corretivo no rosto.

O que é bom para combater o bolor?

Primeiramente, retire todos os itens do guarda-roupa, limpe-o com vinagre e deixe arejando por um período do dia. Para facilitar, use um secador de cabelo, e assim, o móvel ficará mais aquecido. Em gavetas e armários em geral, coloque pedaços de giz ou de carvão esparramados em pontos estratégicos. 

Sabe aquelas peças de roupas com odor insuportável de bolor, que você já lavou e o problema não foi solucionado? Antecipadamente, a solução é bem simples. Basta polvilhar sobre a peça, bicarbonato de sódio e amassar como se fosse uma massa de pão. 

Feito isso, deixe a roupa em um cantinho por uma noite. Por fim, no dia seguinte, sacuda todo o pó do produto e a peça estará livre do mau odor do fungo. 

Enfim, com dicas simples podemos nos livrar do mofo e manter a saúde de toda a família protegida. Ah! Venha conhecer mais sugestões incríveis no Casa & Agro, e não deixe de compartilhar com os amigos. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More