Anúncio

Veja como você pode plantar arruda no vaso e tire todas as suas dúvidas

Com diversas finalidades, a arruda é a plantinha perfeita para ter em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 01 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato-  A arruda é uma planta aromática que pode ser cultivada em vasos. Uma das grandes vantagens é que você pode utilizá-la de diversas formas. 

Continua depois da publicidade

Mostraremos todo o passo a passo de como você pode cultivar a arruda para que cresça saudável. E, é claro, todas as dicas e cuidados de como e onde utilizá-la. Sendo que, o primeiro passo é conhecer mais a respeito dessa planta. Confira agora.

Continua depois da publicidade
Arruda( Reprodução Canva)
Arruda( Reprodução Canva)

Conhecendo a arruda

A arruda é uma planta nativa da região mediterrânea, cultivada em todo o mundo. Por ser uma planta versátil, você pode utilizá-la de diversas formas, sendo a primeira para o uso culinário. Sendo comumente usada como tempero em culinária mediterrânea e francesa, a arruda adiciona um sabor picante e aromático aos pratos.

Continua depois da publicidade

Outra forma de aprovetar a planta é o uso tradicional, já que essa planta tem uma longa história de uso em práticas de medicina alternativa. Entre as vantagens, ela promete agir incluindo como uma erva protetora contra maus espíritos e como um talismã para trazer sorte e proteção.

Por fim, e não menos importante, ela possui propriedades medicinais. Sendo que, além das propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas mencionadas acima, você pode utilizá-la também para tratar condições como insônia, dor de cabeça, má digestão e problemas de pele.

Mas, fica o alerta: ela é tóxica quando consumida em grandes quantidades. Sendo assim, você deve evitar o consumo durante a gravidez e a amamentação. Além disso, é importante sempre consultar um profissional de saúde antes de usar a arruda como tratamento.

Arruda( Reprodução Canva)
Arruda( Reprodução Canva)

Como cultivá-la

O site Casa&Agro trará agora algumas dicas para ajudar você a cultivá-la. Primeiramente, escolha um vaso com boa drenagem e encha-o com uma mistura de terra fértil e areia.

Em seguida, é importante se atentar à localização. A arruda prefere sol pleno, mas também pode crescer bem em luz parcial. Dentre alguns cuidados essenciais estão a rega, a poda, a adubação e o controle de pragas e doenças.

Quanto à rega, mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Assim, você precisa evitar que a raiz da planta fique submersa em água parada.

Em relação à adubação, fertilize a arruda a cada 4-6 semanas com adubo orgânico ou químico equilibrado. Por sua vez, a poda pode ser necessária regularmente para mantê-la compacta e saudável. 

As pragas e doenças também são um ponto de atenção. Mesmo sendo uma planta resistente, pulgões e ácaros ainda podem afetá-la. Nesse sentido, mantenha a planta limpa e aplique um inseticida, se necessário.

Além disso, é importante saber que a arruda é uma planta tóxica se ingerida em grandes quantidades e pode causar irritação na pele e nos olhos. Por essa razão, use luvas ao manipular a planta e lave bem as mãos após o contato.

Como utilizá-la

De acordo com o G1, em 16 de Fevereiro de 2021, a arruda é considerada uma planta medicinal, utilizada como remédio natural para vários problemas de saúde. Algumas das suas propriedades incluem ação anti-inflamatória, antisséptica e antinociceptiva, o que a torna útil no tratamento de dores de cabeça, dor muscular e inflamação.

Arruda-Fonte: G1
Arruda-Fonte: G1

Você pode utilizar a arruda para fazer chá. Para isso, basta colocar algumas folhas de arruda frescas ou secas em água quente. Deixe-o ferver por alguns minutos e depois coe. Depois de pronto, beba duas a três xícaras por dia.

Como óleo essencial, você pode usá-lo para massagear a pele ou adicionar algumas gotas a um banho quente. Por fim, para fazer inalação, você pode usar óleo essencial de arruda para inalar seus vapores, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça e outras dores.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More