Anúncio

Pimenta em conserva no óleo: aprenda a fazer esse maravilhoso aperitivo

Descubra agora qual a melhor forma de conservar suas pimentas favoritas

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 30 de agosto de 2022, por Isabela Sousa – A pimenta em conserva é um ótimo aperitivo para acompanhar carnes. Além disso, quanto mais tempo no recipiente, melhor fica o sabor, perfeito para deixar alguns pratos com uma ardência mais suave e muito saborosa.

Continua depois da publicidade

A conservação é a melhor maneira de preservar suas pimentas frescas por um longo tempo. Entretanto, tem todo um preparo para evitar que elas fiquem muito ardidas. E até mesmo para quem gosta de conservar justamente pela ardência, é importante seguir alguns passos. Veja agora qual o melhor jeito de deixar sua pimenta em conserva.

Continua depois da publicidade

Como deixar a pimenta em conserva?

Diferentes de outros alimentos em conserva, as pimentas não precisam de tempero. Mas isso não impede a possibilidade de acrescentar alho e sal para deixar a sua conserva com um sabor mais forte.

Continua depois da publicidade

Além disso, é usado o óleo ou azeite para manter a conserva de pimenta fresca. E com o tempo, até mesmo essa parte líquida adere um sabor característico, sendo um tipo de molho perfeito para peixes e outros tipos de carne.

Pimenta em conserva no óleo; aprenda a fazer esse maravilhoso aperitivo - Fonte: canva
Pimenta em conserva no óleo; aprenda a fazer esse maravilhoso aperitivo – Fonte: canva

Como curtir pimenta com óleo de cozinha?

Primeiro, você deve separar a pimenta de sua escolha ou até mesmo diferentes qualidades. Escolha as menos maduras, lavando bem. Um tipo de “fruto” que se dá muito bem em conserva de óleo é a malagueta.

Então, se você escolher essa opção, retire os talos e leve ao fogo para dar uma fervida e remover as bactérias. Assim, 5 minutos depois, retire do fogo e lave na água fria para parar o cozimento. Deixe escorrendo.

Lave um pote de vidro e sua tampa em água quente. Depois, passe a pimenta para o vidro. Se quiser, pode adicionar um pouco de alho, 1/2 colher de sal e cebola. Por fim, complete o recipiente com o óleo de cozinha limpo.

Quanto tempo dura a pimenta no azeite?

As pimentas conservadas podem durar até 1 ano, no entanto, quando conservadas no azeite esse prazo é bem menor. Ou seja, a conserva de pimenta no azeite dura apenas 3 meses, ou no máximo 100 dias.

Isso porque, neste preparo, qualquer erro pode provocar o surgimento de bactérias. Além disso, no caso, a conserva não deve ter nenhum outro aditivo, apenas o azeite e a pimenta. Isso acaba reduzindo um pouco mais sua conservação.

Pode fazer conserva de pimenta com vinagre?

O vinagre é a melhor forma de conservar a pimenta por um longo tempo. Seu ácido evita a proliferação de bactérias e mantém todas pimentas com um sabor excelente. Mas, ainda assim, ela precisa ficar longe do sol e bem vedada, para durar até um ano.

O vinagre certo para fazer essa conservação é o vinagre de álcool. Ademais, para preparar, é possível misturar duas partes de vinagre, uma parte de limão e uma parte de óleo de cozinha.

Neste caso, se você desejar, a conserva ainda pode ser incrementada com sal e outras especiarias. A única recomendação é que o vinagre esteja em mais de 5% da composição da mistura.

Depois de juntar tudo, é só armazenar tudo e reservar em um local fresco e sem luz. Assim, sua conserva durará até um ano. Gostou dessas sugestões? Acompanhe as matérias do Casa e Agro e confira dicas como essa. Ah, e não deixe de nos contar qual sua pimenta em conserva favorita.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More