Anúncio

Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores

Aprenda como cuidar da sua hortênsia para ela dar lindas flores e descubra como fazer ela mudar de cor

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 29 de agosto de 2022, por Jamilli Alves – A hydrangea microphylla, ou só hortênsia para os mais íntimos, é uma planta muito popular e que tem uma beleza singular. Além disso, essa planta pode chegar a medir até 2,5 metros de altura.

Continua depois da publicidade

Não se preocupe com a altura da hortênsia, pois ela também é uma opção perfeita para plantar em vasos. Mas, é preciso saber cuidar dessa planta para que ela cresça e floresça de forma farta. Aliás, um diferencial dessa flor é o fato de você poder mudar a sua cor.

Continua depois da publicidade

Como cuidar da hortênsia?

Para cuidar dessa planta é preciso atenção à rega, poda e adubação, pois, ela responde a todos os cuidados com florações mais cheias e crescimento mais farto. Além disso, ela gosta muito do sol da manhã e se adapta bem a diferentes tipos de solo.

Continua depois da publicidade

A escolha do local onde plantar essa flor é essencial. Isso porque essa espécie gosta muito de sol e se desenvolve bem quando exposta na parte da manhã. Então, locais onde a luz matutina seja farta e que tenha sombra à tarde, são os ideais.

A hortênsia precisa de regas mais regulares, já que possui uma maior exposição ao sol. Dessa forma, o ideal é deixar o seu solo sempre úmido, mas nunca a ponto de encharcar as suas raízes. Então, em locais quentes, molhe ela todos os dias, enquanto em lugares mais frescos, intercale as regas.

Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores - Foto: Pixabay
Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores – Foto: Pixabay

O que define a cor da hortênsia?

Pode até parecer que existem várias espécies dessa flor, mas não é bem assim. Isso porque a variação das cores da hortênsia se dá em razão ao tipo de solo em que ele está. Pois é. Na verdade, é a qualidade do solo que dirá quais cores as flores essa planta terá, e ela varia entre:

  • Branca;
  • Azul;
  • Rosa.

Ela funciona como um indicador de alcalinidade e acidez do solo. Assim, quanto mais ácido o solo for, mais azul as flores vão ser. Em contrapartida, se a terra for alcalina, elas vão ter a cor branca. Por fim, a cor rosa serve para indicar que o solo está com mais presença de cal.

Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores - Foto: Pixabay
Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores – Foto: Pixabay

Como fazer para mudar a cor da hortênsia?

Como a coloração das flores tem ligação direta com a qualidade do solo, é preciso atenção a esse fator quando se quer mudar a cor dessa flor. Assim, é possível ter todas variações de cores dentro do mesmo jardim, desde que o solo de cada uma receba um cuidado diferente.

Flores rosa

Para conseguir hortênsias rosas, é preciso apostar em um solo mais rico em cal. Então, para alcançar essa cor,  você pode usar o calcário dolomítico no solo. Isso porque esse composto impede que a planta absorva o alumínio da terra, e a mantém nessa tonalidade.

Caso queira um tom mais intenso, é possível usar o fertilizante 25-10-10 no solo. Dessa forma, as flores vão adotar uma tonalidade mais forte e escura, que chega a lembrar a cor vermelha.

Flores azuis

As flores azuis indicam que o solo está bem ácido. Por isso, para conseguir essa coloração, você pode apostar na acidificação do solo. Assim, você pode regar a planta com uma mistura de sulfato de alumínio, sulfato de ferro e água, por cerca de duas vezes na semana.

Essa planta apresenta vários tons de azuis. Então, a depender da acidez do solo, sua tonalidade pode oscilar entre lilás, azul-escuro, azul-claro e até uma mistura de azul, lilás e rosa.

Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores - Foto: Pixabay
Hortênsia: saiba como cuidar e descubra o segredo para mudar a cor das flores – Foto: Pixabay

Flores brancas

A hortênsia branca indica a alcalinidade do solo. Portanto, a exemplos da versão rosa, você pode usar o calcário dolomítico para retirar a acidez do solo. Apesar de algumas pessoas acreditarem que essa cor indica uma planta mais fraca, na verdade, a coloração não atrapalha a saúde dela.

Agora que você sabe como cuidar e descobriu como fazer as suas flores de hortência mudar de cor, conte nos comentários qual coloração você mais gosta. Mas, não deixe de descobrir mais dicas e segredos aqui na Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More