Castanha-do-pará: confira dicas incríveis de como aproveitar esse fruto na culinária

Essa semente do norte do país é altamente nutritiva e combina com várias receitas caseiras

Castanha-do-pará é uma semente tradicional na região Norte do Brasil e em algumas regiões também da Bolívia. Por ser produzida de forma restrita, o preço dela é alto e até proibitivo. Entretanto, é um fruto rico em zinco, ferro e sais minerais, entre outros. Assim, neste domingo, dia 23 de janeiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, a castanha-do-pará é uma opção para se consumir pura, apenas com sal. Então, vale comprar uma porção a granel em lojas especializadas, colocar em um pote e deixar na cozinha. Depois, eventualmente, pode-se degustar algumas unidades durante o dia. Afinal, é uma oportunidade para saciar aquela fome momentânea. Desta maneira, o portal Truques Caseiros tem mais algumas dicas para aproveitar a semente.

Veja em seguida: Salmão: confira algumas variedades incríveis para se preparar esse peixe

Continua depois da publicidade

Agora, uma dica saborosa é aproveitar a castanha-do-pará no sorvete para ter uma sobremesa nutritiva. Neste sentido, é bem fácil. Basta quebrar a semente em pequenos pedaços e espalhar na taça de sorvete de massa. Além disso, pode-se depois, colocar caldas de chocolate, creme ou morango. Portanto, você terá uma receita parecida com o tradicional sundae.

Outra opção de sobremesa é o arroz-doce cremoso. Desse modo, basta preparar a receita com os ingredientes necessários. Em seguida, separe itens como creme de leite, leite condensado e baunilha. Depois, acrescente a castanha-do-pará no final. Logo, terá um prato saboroso e também bastante nutritiva. Geralmente, rende cerca de seis porções.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Lápis de cor: confira algumas dicas de como utilizar da melhor maneira

Bolos com castanha-do-pará

No entanto, é possível também fazer diversos tipos de bolo com a castanha-do-pará como um dos ingredientes principais. Então, uma das ideias é o bolo de laranja com a semente. Mas essa opção é bastante recomendada para se comer quente, ao sair do forno. Em seguida, é possível também fazer um bolo de banana e abacaxi, onde a castanha-do-pará entra como finalização. Aliás, para finalizar a seção de bolos, vale também fazer o brownie com castanha-do-pará, outra receita que agrada a todos.

Por fim, uma última dica é ter em casa a manteiga de castanha-do-pará, que pode-se fazer artesanalmente. Neste caso, ela fica bem mais consistente que a versão que se compra solta e tem muito valor nutritivo. Assim, torna-se mais uma opção saudável para comer com o pão e com a bolacha de água e sal no café da manhã, por exemplo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Culinária #Marilene Sarah Fialho’, com algumas dicas sobre essa manteiga.

Veja em seguida: Chuveiro elétrico: confira dicas essenciais para economizar energia na hora do banho

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies