Chuveiro elétrico: confira dicas essenciais para economizar energia na hora do banho

Com a conta de luz cada vez mais cara, alguns truques na hora do banho ajudam a reduzir o gasto

Chuveiro elétrico é o grande ‘vilão’ da conta de luz no final do mês. Ainda mais em tempos de racionamento e, consequentemente, aumento na fatura da companhia de energia, todo cuidado é pouco. Desta maneira, é importante seguir algumas dicas para minimizar os gastos e não ter surpresas desagradáveis na conta. Assim, neste sábado, dia 22 de janeiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, aproveite os dias mais quentes para tomar banho com o chuveiro elétrico no ‘modo verão’. Isso porque, além de economizar na energia, ainda ajuda a refrescar. Afinal de contas, a água vai ficar mais morna e condizente com o clima de calor insano dos dias atuais. Para se ter uma ideia de economia, no modo inverno o consumo pode chegar a 5.543 km/h. Enquanto isso, no modo verão, o consumo cai para quase metade: 3.545 kw/h. Mas o Truques Caseiros tem outras dicas para seguir.

Veja em seguida: Pet: cuidados especiais para cachorros com pouca ou nenhuma visão

Continua depois da publicidade

Ainda sobre utilizar o modo verão, deve-se tentar usar até mesmo nos dias mais frios, embora seja muitas vezes um ‘ato de coragem’. Entretanto, vale a pena até por uma questão de saúde. Segundo especialistas, o banho frio melhora a circulação sanguínea, diminui o cansaço e até mesmo as dores musculares. Tanto é que atletas se regeneram após as competições com imersão no gelo.

Chuveiro elétrico e o banho demorado

Mas outra dica importantíssima para economizar é evitar os banhos demorados. Logo, isso tem um impacto direto na conta de luz, ainda mais quando se tem muita gente em uma mesma casa. Embora seja difícil sair do banho, devemos ter disciplina. Assim, um banho de cinco a dez minutos é mais que essencial para a limpeza. Outra sugestão é desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando.

Veja em seguida: Disco de vinil e fita k7: como conservar de maneira adequada e fazer a manutenção?

Por fim, na hora do banho, evite deixar outros aparelhos elétricos ligados, como o chuveiro do outro banheiro, por exemplo, ou até um secador de cabelos, ou chapinha. Isso porque os aparelhos juntos vão sobrecarregar a energia elétrica e aumentar ainda mais o consumo. Mas outra dica é, se a resistência queimar, não use o chuveiro, pois isso gasta ainda mais, sem contar o risco de um curto-circuito. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Elias Freitas’ com mais dicas de como diminuir o consumo do chuveiro elétrico.

Veja em seguida: Café da manhã: confira algumas dicas de como começar o dia bem

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies