Anúncio

Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir

Veja como é simples cuidar dessa flor delicada

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 27 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Popularmente conhecida por ciclame, a Cyclamen persicum é uma espécie de porte pequeno ideal para interiores. E sem dúvidas não dá para falar de flores sem se lembrar da planta.

Continua depois da publicidade

Além da variedade de cores, a beleza da flor de Cyclamen é singular, pois suas pétalas delicadas se abrem e são sustentadas por hastes cumpridas. Sua floração acontece especialmente no verão, assim, a brisa espalha seu perfume por aí. Ademais, por ser fácil de cuidar, é uma ótima opção para se ter em casa.

Continua depois da publicidade
Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir - Reprodução Canva
Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir – Reprodução Canva

Como cuidar de uma Cyclamen

Não é novidade para ninguém que toda planta precisa de cuidados para crescer bonita e saudável, não é mesmo? Com a ciclame é assim, se você acertar no trato com ela, a recompensa será lindas flores perfumadas.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o ideal é proporcionar um ambiente fresquinho e longe dos raios do sol, como sugere o site Casa Abril, em matéria do dia 7 de dezembro de 2022. Além disso, você deverá manter um prato raso com água debaixo do vaso para que ela se hidrate no período da noite. Porém, lembre-se de retirar a sobra no outro dia para evitar a proliferação de mosquito.

Vale lembrar também que você só irá repetir essa rega quando perceber o solo bem seco. A saber, isso acontece por volta de uma semana. Em relação ao solo, como já vimos, a cyclamen não gosta de ficar encharcada, portanto, use uma mistura de areia grossa, húmus de minhoca e terra vegetal. Além, é claro, de optar por vasos de fácil drenagem.

Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir - Reprodução Canva
Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir – Reprodução Abril

Como incentivar a floração

O sol, com certeza, é um dos maiores responsáveis por incentivar a floração de qualquer planta. No  entanto, devido a delicadeza da cyclamen, essa exposição precisa ser feita de maneira bem cautelosa. Para isso, escolha os períodos de sol mais fraco para expor à planta a meia sombra. Ademais, você deverá manter o solo sempre bem nutrido.

Quanto tempo dura a flor ciclame

O ápice da floração acontece uma vez por ano, normalmente no verão, e dura do mês de outubro a março. Ao passo que, sua propagação é feita por meio dos tubérculos, pois, assim é mais fácil do que usar sementes.

Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir - Reprodução Canva
Cyclamen: guia rápido para fazer a planta florir – Reprodução Canva

O que fazer quando a cyclamen murcha

De maneira geral, isso ocorre quando a planta é exposta ao calor. Suas folhas tendem a amarelar e as flores, por sua vez, começam a murchar. Para resolver esse impasse basta que você coloque a planta em um local mais fresco.

Por fim, como a cyclamen é formada por tubérculos, ainda que ela murche e perca as folhas e flores, depois de um ano ela volta a brotar. Para mais informações e aproveitar  dicas de cultivo e jardinagem é só acompanhar o blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More