Anúncio

Podar as plantas é tão importante quanto os demais cuidados: aprenda aqui, tudo que precisa

Com dicas simples e práticas, realize a poda de suas plantas e tenha sucesso no cultivo!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Palmas, 20 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Quando nos comprometemos a investir em uma plantação, seja ela de árvores frutíferas ou de outras espécies em geral, precisamos compreender melhor sobre como cuidar das nossas plantinhas. Nesse sentido, isso envolve podar as plantas, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Mas, como saber quando ter essa manutenção é necessária? Além disso, quais são os principais motivos para podar as plantas e manter constante esse cuidado com as espécies? Bom, se você ficou curioso e quer saber mais detalhes, continue a leitura conosco até o final!

Continua depois da publicidade

Quando se deve podar as plantas?

Primeiramente, é essencial saber a época em que podar as plantas é mais favorável. Isso porque, apesar de variar muito conforme à espécie, sabe-se que uma estação específica do ano favorece essa manutenção, e esta é o outono.

Continua depois da publicidade

Assim, apesar de muitos acharem que o outono significa apenas folhas amareladas, plantinhas sem galhos e flores caindo, saiba que essa é a melhor fase para retirar o excesso da sua plantação. Sobretudo, adubar, justamente por ser uma fase mais amena e que impacta na perda de flores e folhas, por exemplo.

Podar as plantas é tão importante quanto os demais cuidados: aprenda aqui, tudo que precisa/ Imagem: Canva
Podar as plantas é tão importante quanto os demais cuidados: aprenda aqui, tudo que precisa/ Imagem: Canva

Por que é necessário fazer a poda?

Mas, afinal, por que podar as plantas é uma tarefa tão importante? Em primeiro lugar, ao fazer isso, você garante que o crescimento da sua mudinha seja ainda melhor, pois, irá eliminar os galhos secos que estão apenas inibindo um pleno desenvolvimento da espécie e dissipação dos nutrientes.

Um outro ponto fundamental que vem junto com a poda é a garantia de que pragas, insetos e outros vetores, que fazem mal às suas plantações e ao meio ambiente em geral, continuem sua propagação e infestação. Ainda mais, chegando, inclusive, a locais em que eles nem iriam, caso tivessem sido eliminados da forma correta. 

Junto a isso, podemos destacar também que, de acordo com uma matéria publicada pelo site UOL, em 31 de agosto de 2022, escrita por Lígia Nogueira e feita em colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP), a poda ajuda no melhor cuidado com suas plantas no período do inverno.

Desse modo, apesar do inverno ser uma época meio conturbada para as espécies em geral, com as podas corretas, os prejuízos podem ser drasticamente reduzidos. Sem falar, é claro, na limpeza do espaço, ou seja, jamais deixarmos o fator de higiene de lado.

Imagem extraída do site Uol
Imagem extraída do site Uol

Como fazer essa manutenção?

Por fim, você deve estar se perguntando: como fazer de forma correta esse processo? Não é difícil realizar as podas, mas, o primeiro passo que aconselhamos é estudar sobre cada espécie para ver o que melhor a agrada.

Em seguida, lembre-se sempre de não se empolgar com a tesoura e acabar cortando galhos essenciais para o crescimento da planta. Assim, o ideal, e que sempre funciona, é que você comece pelos galhos que estão mais apáticos, murchos e secos. Isso serve também para folhas e flores.

Também é importante ter os objetos corretos para esses casos – tesouras específicas, por exemplo. Enfim, sempre vise uma limpeza que revigore a saúde da plantação, mas que não retire todas as folhas, por exemplo. 

Ah, e uma informação importante é que, caso sua planta fique no sol e esteja crescendo novos brotos, evite a poda por esse momento. Isso acontece porque os brotos são sensíveis e podem ser prejudicados com o sol excessivo a que serão expostos. No mais, basta que você retire excessos e suas podas terão êxito!

Viu só como não é difícil entender sobre podar as plantas? Esperamos que a matéria tenha sido útil para você e, caso queira saber mais detalhes essenciais que fazem a diferença no seu jardim e na sua casa, acesse o Casa e Agro! Obrigada pela leitura e até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More