Anúncio

Maria-sem-vergonha: saiba como cultivar as flores perfeitas para o seu jardim

Conheça a espécie de nome peculiar e beleza exuberante

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 23 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Você conhece a maria-sem-vergonha? A origem do nome diferente deriva da facilidade de propagação que a espécie possui. O que, em muitos casos, também deu a ela o título de planta invasora. Nativa do continente africano, a adaptação ao clima e solo brasileiros ocorreu com grande sucesso, o que a torna perfeita para jardineiros iniciantes, visto que é uma daquelas plantinhas de baixíssima manutenção.

Continua depois da publicidade

Ademais, se você busca espécies florais, saiba que com poucos cuidados, você terá sempre pétalas coloridas e saudáveis trazendo ainda mais charme para a sua decoração. A maria-sem-vergonha vai bem tanto em vasos quanto em canteiros pelo jardim com sua folhagem exuberante e flores que vão desde o rosa, vermelho e roxo até o branco. Confira abaixo tudo que é necessário para você começar a cultivar e cuidar dessa encantadora planta de forma descomplicada.

Continua depois da publicidade
Maria-sem-vergonha (Reprodução Canva)
Maria-sem-vergonha (Reprodução Canva)

Como multiplicar maria-sem-vergonha?

A propagação da Impatiens walleriana (nome científico da espécie) ocorre de forma muito simples. Basta retirar um pequeno galho de uma maria-sem-vergonha já estabelecida e plantá-lo em terra de boa qualidade.

Continua depois da publicidade

Não existem grandes exigências quanto a solo; apenas invista em substratos férteis. Além disso, faça regas frequentes no início do cultivo mantendo a umidade. Em poucas semanas já é possível observar a vegetação crescendo, já que o enraizamento acontece sem dificuldades.

Plantio em vasos

A maria-sem-vergonha fica belíssima exposta em jardins através de cultivos direto no chão. Porém, você também pode plantar o seu “beijinho” em vasos e mantê-lo dentro de casa.

Para isso, escolha recipientes com cerca de 20cm de comprimento e profundidade e faça uma camada de drenagem no fundo com pedras e manta sintética para o escoamento da água. Em seguida, preencha com o substrato – duas partes de terra para uma de composto orgânico – e plante a muda regando bem.

Cuidados para uma boa floração

Agora que você já sabe cultivar a vegetação, mantenha os cuidados em dia para obter suas flores coloridas anualmente durante a primavera e o verão com as dicas do blog Casa&Agro abaixo.

Maria-sem-vergonha (Reprodução Canva)
Maria-sem-vergonha (Reprodução Canva)

Iluminação e regas

A maria-sem-vergonha gosta de ambientes sombreados, mas com muita luz natural e ventilação. O espaço perfeito para a planta varia de acordo com o local em que você mora. Em regiões de climas frios, a  espécie pode ser exposta à luminosidade, contudo, em lugares mais quentes, mantê-la em meia-sombra é o ideal. Aposte em um período de 3 a 4 horas diárias de iluminação sem incidência direta do sol.

Quanto às irrigações, mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcar a planta. Assim, regue assim que a terra secar. A espécie tolera alguns dias sem água, pois consegue armazenar umidade. Ademais, não molhe as flores para não manchá-las.

Adubação e podas

Os adubos orgânicos como húmus de minhoca e esterco são ótimos para as marias-sem-vergonha. Adube mensalmente durante a primavera e verão com compostos ricos em fósforo para floradas fartas e mantenha uma frequência a cada três meses ao longo do resto do ano. As podas não são muito necessárias; apenas retire folhas e flores desgastadas para uma aparência mais vistosa.

A flor da maria-sem-vergonha é comestível?

Sim! Segundo Camila Santos em matéria para a revista Casa Vogue, em 03 de fevereiro de 2022, a espécie faz parte do grupo das plantas comestíveis não convencionais (PANC’s) e possui delicado sabor. Por isso, é perfeita para saladas e geleias ou apenas na decoração de pratos.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Viu, como pode as flores da maria-sem-vergonha podem trazer mais vida e beleza para a sua casa? Não deixe de cultivar essa charmosa vegetação e aproveite o pouco trabalho necessário para se encantar com suas graciosas pétalas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More