Anúncio

Bem-me-quer ou mal-me-quer: confira como cultivar a famosa margarida em vasos

Já pensou em possuir as lindas margaridas em vasos? Aprenda todo o passo a passo para cultivar a florífera em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 25 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – Bem-me-quer, bonina, mal-me-quer, cravo, essas são algumas das nomenclaturas associadas à margarida, conhecida cientificamente por leucanthemum vulgare. A espécie é uma flor perene, pertencente à família botânica das asteráceas. A margarida é uma florífera amplamente conhecida por sua beleza e delicadeza, dispondo de flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, de pétalas brancas e o centro amarelado.

Continua depois da publicidade

Portanto, de modo a ter a margarida decorando o seu espaço, nada melhor que aprender a realizar o seu cultivo em vaso. Além de trazer vida ao ambiente, com delicadeza, a margarida também é de fácil cultivo. Desse modo, continue a leitura e fique por dentro de todas as dicas de cultivo da margarida que reunimos para vocês! Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Luz e temperatura

Para que as margaridas possam estar sempre floridas e vistosas, é preciso que o ambiente esteja com a iluminação e temperatura ideais. Logo, mantenha o vaso da flor em ambiente de ensolarados, dispondo de luz solar direta por algumas horas diárias.

Continua depois da publicidade

Todavia, as margaridas também podem tolerar meia-sombra, desde que o ambiente possua uma alta luminosidade. Assim, você pode colocar o vaso próximo a janelas ou em sacadas, caso more em apartamentos.

Ademais, essa espécie possui uma boa tolerância a diversos tipos de clima, tolerando uma faixa de temperatura entre os 12 e 29º. Tendo, portanto, uma boa adaptação em diversas regiões.

Margarida no vaso (Reprodução Canva Pro)
Margarida no vaso (Reprodução Canva Pro)

Plantar margarida em vasos

Para conduzir o plantio da margarida em vasos, é preciso, primeiramente, adquirir um recipiente que disponha de furos em sua base, de modo a escoar a água resultante da irrigação. Ademais, forre todo o fundo do vaso com a camada de drenagem, que pode ser efetuada tanto com argila expandida, quanto por pequenas britas de jardim ou, até mesmo, lascas de telha. Por fim, cubra a camada drenante com um pedaço de manta bidim.

Margarida no vaso (Reprodução Canva Pro)
Margarida no vaso (Reprodução Canva Pro)

Conforme Bruna Martins, em 27 de dezembro de 2021, em colaboração com a revista Casa Vogue, o substrato para o plantio das margaridas deve ser rico em material orgânico. Ademais, garanta que esse substrato seja leve, com boa fertilidade e com boa drenagem.

Logo, você pode produzir uma mistura contendo 2 partes de terra vegetal, 1 parte de algum adubo, como o húmus de minhoca. O cultivo se da tanto por semeaduras, quanto pela utilização de mudas. Assim, sejam sementes ou mudas, faça o plantio centralizado no vaso e finalize com a regadura.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Fertilização

Para que a floração da margarida seja abundante e satisfatória, é preciso também apostar numa fertilização voltada para floríferas. Assim, durante a primavera e verão, faça a fertilização rica em fósforo, como nas concentrações 4-14-08, estimulando a formação das flores.

A aplicação pode ser quinzenal ou mensal, variando conforme o desempenho da planta. Mas, caso opte por aderir aos orgânicos, a farinha de ossos é uma ótima opção, igualmente rica nesse micronutriente, então não deixe de apostar nela também.

Margarida (Reprodução Canva Pro)
Margarida (Reprodução Canva Pro)

Irrigação e cuidados gerais

A margarida gosta de umidade à medida que vai crescendo, desde que o solo esteja com bom perfil de drenagem. Assim, a irrigação pode ser regular, desde que não haja excessos.

Mas, já estabelecidas, ela dispõe de uma boa tolerância à seca por curtos períodos. Assim, antes de conduzir a regadura, observe o aspecto do solo e regue novamente quando já estiver seco.

Ademais, a poda ocorre entre junho e julho, retirando as folhas secas e mortas, cortando-as na diagonal. E, para manter a sua margarida sempre saudável, o Blog Casa & Agro recomenda o replantio anual em outros vasos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More