Anúncio

Guia completo para o plantio de mini rosas em vasos; dicas vitais de cultivo

Roseiras miniaturizadas para todos os gostos

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 22 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – A mini roseira, cientificamente chamada de rosa chinensis, é uma flor de jardim que pode alcançar de 20 a 40 centímetros, um tamanho diminuto em relação às rosas comuns. Oriundas do sudoeste chinês, as mini rosas são uma ótima opção para quem deseja trazer cor e delicadeza para o seu jardim. Elas podem ser cultivadas no chão, em canteiros ou em vasos.

Continua depois da publicidade

Ademais, também são nomeadas como rosas da China ou rosas de bengala. As cores mais facilmente encontradas são: branco, amarelo, rosa e vermelho. Todavia, se você deseja aprender como cultivar as mini rosas, continue a leitura e aprenda tudo sobre essa planta. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Como propagar mini roseiras

A propagação das rosas pode ocorrer por semente ou estaquia e, por mais inusitado que pareça, estaquia não é a mais utilizada, pois os galhos dessa planta têm um difícil enraizamento. Contudo, caso opte pela estaquia, compre um enraizador líquido para lhe auxiliar nessa missão. Agora, se preferir, adquira as mudas já prontas e em desenvolvimento de uma floricultura ou loja especializada em jardim.

Continua depois da publicidade
Mini-rosas (Reprodução Canva Pro)
Mini rosas (Reprodução Canva Pro)

Substrato e vaso ideais

Um bom substrato para rosas deve ter muitos nutrientes, ser rica em húmus, e se bem drenante. O blog Casa & Agro recomenda montagem do substrato com: 1 parte de terra vegetal, 2 partes de areia grossa, 1 parte de esterco curtido e ¼ da parte de farinha de osso. Visto que, você também pode escolher adquirir o substrato já preparado em lojas especializadas.

Mini-roseiras (Reprodução Canva Pro)
Mini roseiras (Reprodução Canva Pro)

Conforme Maggie Moran, em contribuição para artigo da WikiHow, deve-se utilizar um vaso com pelo menos 30 cm de profundidade para garantir que as raízes das mini roseiras tenham bastante espaço para se desenvolver. Ademais, é importante lembrar de montar uma camada de drenagem com argila expandida ao fundo do vaso, para garantir que esse solo esteja sempre bem drenado, já que roseiras gostam do solo mais seco.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

Manejos e tratos da espécie

As rosas, em geral, gostam de luminosidade abundante e precisam de 4 a 6 horas de sol ao dia. Portanto, não é uma boa ideia deixá-las em ambientes internos, pois isso afetará o seu desenvolvimento. Posicione o vaso na janela ou em ambientes externos, de modo que ele receba luz solar direta.

Mini-roseiras (Reprodução Canva Pro)
Mini-roseiras (Reprodução Canva Pro)

Acerca das regas, a mini rosa necessita de água diária nas primeiras semanas de desenvolvimento. Mas passadas as primeiras 4 semanas, a rega deve ser em dias alternados. Além disso, indica-se a adubação com NPK 10: 10: 10 a cada dois meses. O trato da poda não é muito utilizado em plantas mini, exceto caso seja para a remoção de galhos indesejáveis.

Mini-roseiras (Reprodução Canva Pro)
Mini roseiras (Reprodução Canva Pro)

Viu como é fácil cultivar essa linda espécie em vasos? Agora que você já aprendeu bastante conosco, é hora de você começar o seu próprio plantio de mini rosas em casa! Mãos na terra e vamos lá!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More