Salvador, em 22 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – O allium porrum, popularmente chamado de alho-poró ou alho-francês, é oriundo do leste do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Ele é mais uma hortaliça que compõe a família das amarilidáceas, juntamente com o alho comum, a cebola e a cebolinha. O alho-poró é um vegetal que empresta seu sabor e aroma característicos para diversas composições culinárias, sejam saladas cruas ou receitas mais complexas.
A parte comestível dessa planta é um feixe de bainhas de folhas que, às vezes, é erroneamente chamado de caule. E acerca do seu gosto, não se deixe enganar pelo nome, afinal, o sabor do alho-poró remete mais ao da cebola, sendo, inclusive, mais suave e menos ácido. Você quer aprender a plantar alho-poró na sua casa? Continue a leitura e conheça o passo a passo para o cultivo dessa hortaliça peculiar. Veja abaixo:
Benefícios do alho-poró
A hortaliça contém vários nutrientes importantes para a saúde humana, como: cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre. Além disso, possui vitamina C e vitaminas do complexo B, ajudando na imunidade e na saúde dos sistema nervoso, cardiovascular e digestivo. Detém um alto teor de fibras, é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que favorecem a saúde ocular. Benefícios não faltam para estimular o consumo do alho-poró!
Propagação
A propagação desse vegetal acontece por via seminal ou por meio da germinação do bulbo. A via seminal é muito empregada, porém, o tempo de germinação é maior. E agora, nós do blog Casa & Agro ensinaremos a fazer a técnica da produção de uma nova muda a partir da germinação do bulbo de uma matriz.
Para começar, é preciso adquirir um espécime de alho-poró na feira ou mercado e, em seguida, cortar a parte inferior com aproximadamente 2 dedos de comprimento. Utilize a parte superior para fazer uma ótima receita e reserve a parte inferior cortada, pois é a partir dela que faremos surgir uma nova planta.
Em um copo com pouca água, posicione o bulbo de modo que as raízes fiquem submersas na água. Desse modo, troque a água diariamente por 8 dias e você verá que o bulbo começará a germinar. Então, quando a muda chegar a aproximadamente 15 cm, você poderá plantá-la na terra.
Solo e plantio
Conforme publicação do blog Petz, em 18 de julho de 2022, o solo ideal deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e apresentar um pH entre 6 e 7. Portanto, misture em proporções iguais: terra vegetal, areia lavada e húmus de minhoca para obter um bom cultivo.
Para plantar pela via seminal, faça pequenas covas com 1 cm de profundidade e posicione 2 sementes em cada buraco. Siga, também, um espaçamento de 30 cm entre covas, para que quando as plantas crescerem, elas se desenvolvam bem sem afetar a outra.
Colheita do alho-poró
A colheita do alho-poró é feita entre 120 e 150 dias após o plantio. Contudo, a hora certa de colhê-los é quando os pseudocaules estiverem com um diâmetro de 3 a 4 cm. As hortaliças devem ser arrancadas inteiras e suas folhas podem ser aparadas.