Anúncio

Agora ficou fácil ter alho-poró fresquinho na horta; confira

Conheça a hortaliça com pseudocaule comestível

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 22 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – O allium porrum, popularmente chamado de alho-poró ou alho-francês, é oriundo do leste do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Ele é mais uma hortaliça que compõe a família das amarilidáceas, juntamente com o alho comum, a cebola e a cebolinha. O alho-poró é um vegetal que empresta seu sabor e aroma característicos para diversas composições culinárias, sejam saladas cruas ou receitas mais complexas.

Continua depois da publicidade

A parte comestível dessa planta é um feixe de bainhas de folhas que, às vezes, é erroneamente chamado de caule. E acerca do seu gosto, não se deixe enganar pelo nome, afinal, o sabor do alho-poró remete mais ao da cebola, sendo, inclusive, mais suave e menos ácido. Você quer aprender a plantar alho-poró na sua casa? Continue a leitura e conheça o passo a passo para o cultivo dessa hortaliça peculiar. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Benefícios do alho-poró

A hortaliça contém vários nutrientes importantes para a saúde humana, como: cálcio, ferro, potássio, magnésio e cobre. Além disso, possui vitamina C e vitaminas do complexo B, ajudando na imunidade e na saúde dos sistema nervoso, cardiovascular e digestivo. Detém um alto teor de fibras, é rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que favorecem a saúde ocular. Benefícios não faltam para estimular o consumo do alho-poró!

Continua depois da publicidade
Alho-poró fatiado (Reprodução Canva Pro)
Alho poró fatiado (Reprodução Canva Pro)

Propagação

A propagação desse vegetal acontece por via seminal ou por meio da germinação do bulbo. A via seminal é muito empregada, porém, o tempo de germinação é maior. E agora, nós do blog Casa & Agro ensinaremos a fazer a técnica da produção de uma nova muda a partir da germinação do bulbo de uma matriz. 

Alho-poró (Reprodução Canva Pro)
Alho-poró (Reprodução Canva Pro)

Para começar, é preciso adquirir um espécime de alho-poró na feira ou mercado e, em seguida, cortar a parte inferior com aproximadamente 2 dedos de comprimento. Utilize a parte superior para fazer uma ótima receita e reserve a parte inferior cortada, pois é a partir dela que faremos surgir uma nova planta.

Em um copo com pouca água, posicione o bulbo de modo que as raízes fiquem submersas na água. Desse modo, troque a água diariamente por 8 dias e você verá que o bulbo começará a germinar. Então, quando a muda chegar a aproximadamente 15 cm, você poderá plantá-la na terra.

Alho-poró (Reprodução Canva Pro)
Alho-poró (Reprodução Canva Pro)

Solo e plantio

Conforme publicação do blog Petz, em 18 de julho de 2022, o solo ideal deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica e apresentar um pH entre 6 e 7. Portanto, misture em proporções iguais: terra vegetal, areia lavada e húmus de minhoca para obter um bom cultivo.

Imagem: Blog Petz
Imagem: Blog Petz

Para plantar pela via seminal, faça pequenas covas com 1 cm de profundidade e posicione 2 sementes em cada buraco. Siga, também, um espaçamento de 30 cm entre covas, para que quando as plantas crescerem, elas se desenvolvam bem sem afetar a outra.

Plantação de alho-poró (Reprodução Canva Pro)
Plantação de alho-poró (Reprodução Canva Pro)

Colheita do alho-poró

A colheita do alho-poró é feita entre 120 e 150 dias após o plantio. Contudo, a hora certa de colhê-los é quando os pseudocaules estiverem com um diâmetro de 3 a 4 cm. As hortaliças devem ser arrancadas inteiras e suas folhas podem ser aparadas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More