Anúncio

Cuidados na hora de plantar hortaliças; saiba quais plantas não devem ser cultivada juntas

Dicas para garantir o cultivo rápido das hortaliças

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 06 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Apesar de uma horta ter vários tipos de hortaliças juntas, nem todos os vegetais podem ficar próximos. Quando isso acontece, uma planta acaba retirando o nutriente da outra e, por isso, ela não cresce. Já notou isso em sua horta?

Continua depois da publicidade

Então, se ainda não sabe, veja agora quais hortaliças são inimigas e a razão de atrapalharem o cultivo de outros vegetais. Descubra agora porque algumas plantas não crescem e se o motivo são plantas inimigas do seu lado.

Continua depois da publicidade

Por que nem todas podem ficar juntas?

Embora uma horta possa ter várias espécies de vegetais, seja verdura ou legume, nem todas estão dispostas a dividir o mesmo espaço. No mundo das plantas existem as plantas companheiras e as inimigas.

Continua depois da publicidade

As plantas companheiras podem ficar no mesmo solo, já as inimigas não, pois prejudicam o crescimento da hortaliça. Enquanto as plantas companheiras ajudam suas vizinhas a crescerem mais rapidamente, as inimigas fazem o contrário.

Então, é essencial manter essas espécies afastadas. Segundo uma matéria do site UOL, feita por Nicole D’Almeida, em 18 de maio de 2022, para montar uma horta, na hora de escolher as espécies é fundamental pensar no espaço de cada uma, na quantidade de sol que necessitam e na qualidade do solo.

Cuidados na hora de plantar hortaliças; saiba quais plantas não devem ser cultivada juntas - Reprodução UOL
Cuidados na hora de plantar hortaliças; saiba quais plantas não devem ser cultivada juntas – Reprodução UOL

Entretanto, mesmo em um solo saudável, as plantas inimigas podem prejudicar a saúde das outras hortaliças. Por isso, vamos falar mais sobre elas para não ter erros na hora do plantio.

O que são plantas inimigas? 

As plantas inimigas são algumas variedades que liberam substâncias que prejudicam outras espécies cultivadas no mesmo solo. Essas substâncias passam da raiz e acaba comprometendo o desenvolvimento da outra planta.

Sendo assim, quando juntas elas não crescem, interferem na produção e tiram a força da outra planta. Elas também afetam as próximas plantas da mesma variedade que podem crescer naquele espaço, pois elas acabam deixando o solo fraco e pobre de nutrientes.

Cuidados na hora de plantar hortaliças; saiba quais plantas não devem ser cultivada juntas - Reprodução Canva
Cuidados na hora de plantar hortaliças; saiba quais plantas não devem ser cultivada juntas – Reprodução Canva

Quais plantas não podem ficar juntas?

Durante o cultivo de hortaliças, o ideal é evitar a proximidade entre algumas plantas para, assim, garantir um cultivo rápido e com bons frutos. Veja a seguir algumas plantas inimigas para não plantá-las juntas:

  • Batata deve ser cultivada longe de abobrinhas por enfraquecer o legume;
  • A salsa e o girassol são inimigas do alface;
  • Já as inimigas da batata são: pepino, abóbora, framboesa, girassol, abobrinha e tomate;
  • A vagem interfere no desenvolvimento da beterraba;
  • A ervilha e o feijão são inimigos da cebolinha e da cebola;
  • Os tomates e vagens prejudicam o crescimento da couve.

Essas são algumas hortaliças que devem ficar longe uma das outras. Contudo, se você quer saber mais sobre essas plantinhas, não perca as matérias do Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More