Anúncio

Como plantar rabanete? Confira o guia de ouro para esse cultivo

Tenha esse alimento saboroso na horta da sua casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Quer começar a sua horta do jeito certo, mas não sabe qual o melhor alimento para prosseguir nesse processo? Invista no rabanete! Apesar de ser pouco falado sobre seu cultivo, nós iremos te ensinar como plantar rabanete de um jeito super simples, breve e que não tem mistério!

Continua depois da publicidade

Você aprenderá tudo sobre como plantar rabanete e poderá testar na sua casa hoje ainda. É um alimento de plantio fácil e que, além disso, cresce rapidamente, mostrando logo seus resultados. Sendo assim, continue a leitura a seguir até o final e fique de olho nas dicas que iremos te apresentar. Vamos nessa?

Continua depois da publicidade

Como plantar rabanete?

Primeiramente, para saber como plantar rabanete, vamos começar falando do solo. Desse modo, de acordo com uma matéria publicada em formato de stories pela UOL, produzida por Mariana Queiroz, no dia 13 de abril de 2022, esse alimento gosta de um solo que seja sempre úmido. Contudo isso não significa que deva ser encharcado.

Continua depois da publicidade

O recomendado é que seja fofo, ou seja, nada compacto, para que as raízes possam adentrar,  e sem pedras ou algum tipo de resíduo. Esse é o solo ideal para o bom crescimento do rabanete. Por ser uma raiz, seu crescimento é rápido e você verá os primeiros resultados a partir da segunda semana de germinação. O cultivo pode ser por muda ou sementes, mas as sementes demoram mais para crescer e devem ser iniciadas em uma sementeira.

Como plantar rabanete? Confira o guia de ouro para esse cultivo
Como plantar rabanete? Confira o guia de ouro para esse cultivo – UOL

Luminosidade e regas

A título de curiosidade, o clima em que ele melhor se desenvolve é frio, mas um tempo mais ameno já é o suficiente. Então, prefira estações menos quentes. Além disso, o plantio gosta bastante de um sol direto incidindo em suas folhas e de regas frequentes, já que ele fica bastante tempo no sol. Entretanto, como foi dito, as regas não devem encharcar o solo, ou a raiz, que é o próprio alimento, pode apodrecer. Sempre tenha uma boa vazão de água e cuide do escoamento.

Dicas extras sobre plantar rabanete

Por fim, dentre os cuidados gerais, podemos citar estes como sendo os principais e que devem ter uma atenção específica por parte de quem irá plantar:

  • Invista em matéria orgânica no solo – húmus de minhoca – e não deixe-o ácido, preferindo pH 7;
  • Não abuse do adubo que tenha nitrogênio, porque o alimento não necessita desse macronutriente para se desenvolver;
  • Plante a muda a cerca de 5 cm de profundidade e as sementes com cerca de 2 cm de profundidade em cada cova;
  • Se for plantado em vaso, deve ser um vaso grande para garantir o pleno desenvolvimento do cultivo.
Como plantar rabanete? Confira o guia de ouro para esse cultivo - Canva
Como plantar rabanete? Confira o guia de ouro para esse cultivo – Canva

Viu só, como é fácil? Em uma breve leitura foi possível entender melhor sobre como plantar rabanete. Suas atividades serão ainda mais facilitadas seguindo o guia que acabou de ler e você não terá dores de cabeça. Uma linda e variada hortinha nascerá.

Agradecemos a leitura até aqui e te convidamos a acessar a nossa categoria Casa&Agro. Nela, dicas incríveis e diárias são feitas e pensadas em você. Até a próxima.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More