Anúncio

Cochonilha: como acabar com esse inseto que é o terror das plantas

A cochonilha é um inseto conhecido por se alimentar da seiva de plantas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 28 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato- A cochonilha é simplesmente o terror de quem tem plantas. Esse inseto pode até parecer inofensivo, mas não se engane, são pragas que podem causar danos irreversíveis se você não tomar cuidado.

Continua depois da publicidade

Mas, não precisa se assustar! Mostraremos agora como você pode evitar que a cochonilha infecte sua planta, como também, o que fazer caso isso ocorra. Vamos lá e tire todas as suas dúvidas.

Continua depois da publicidade
Cochonilha(Reprodução Canva)
Cochonilha(Reprodução Canva)

Afinal, o que é cochonilha?

A cochonilha é um inseto que pertence à família Coccoidea, sendo conhecida por se alimentar da seiva de plantas. Elas são conhecidas como pragas comuns em jardins e plantações e consideradas entre as pragas mais prejudiciais para as plantas cultivadas.

Continua depois da publicidade

Existem diversas espécies de cochonilhas, cada uma com suas características e hábitos específicos. Sendo que, algumas espécies podem ser controladas por meio de medidas preventivas, como manter as plantas saudáveis e limpas, enquanto outras requererem o uso de inseticidas específicos para seu controle.

Essa praga geralmente se fixa na superfície das folhas, caules e frutos das plantas e se alimentam da seiva delas. Ou seja, esse processo faz com que a planta enfraqueça e, em casos extremos, leva à sua morte. Além disso, elas podem secretar um líquido açucarado, conhecido como melada, que atrai outros insetos e fungos que podem causar ainda mais danos à planta.

Cochonilha(Reprodução Canva)
Cochonilha(Reprodução Canva)

Como evitá-la?

Segundo o Casa&Agro, existem duas medidas mais conhecidas que você pode utilizar como prevenção e, assim, evitar a infestação de cochonilhas nas suas plantas. A primeira delas, é a inspeção regular; uma medida muito simples, mas muito eficaz. Então, fique de olho nas suas plantinhas para detectar qualquer sinal de infestação de cochonilha, incluindo manchas brancas ou acinzentadas nas folhas, caules e frutos.

A segunda medida se trata da limpeza. Para isso, basta manter suas plantas limpas e livres de detritos para evitar a proliferação de cochonilhas. Ou, se já houver uma infestação, remova as partes afetadas da planta e descarte-as adequadamente.

Como se livrar da cochonilha?

Se mesmo seguindo as dicas de como evitá-las, ainda assim elas persistirem, não se preocupe. Mostraremos agora 4 maneiras diferentes de como se livrar da cochonilha.

  1. Controle biológico: introduza inimigos naturais da cochonilha, como joaninhas e crisopídeos, que podem ajudar a controlar a população de cochonilha nas suas plantas;
  2. Sabão inseticida: use um sabão inseticida específico para o controle de cochonilhas, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem. Aplique o sabão nas partes afetadas da planta e enxágue após alguns minutos;
  3. Óleo mineral: use um óleo mineral específico para o controle de cochonilhas, que pode ser aplicado nas partes afetadas da planta com um pincel ou spray;
  4. Pesticidas: use um pesticida específico para o controle de cochonilhas, mas tenha cuidado para escolher um que seja seguro para suas plantas e para o meio ambiente. Leia atentamente as instruções antes de aplicar o produto.
Cochonilha Fonte(Petz)
 Fonte(Petz)

E, para finalizar, uma dica do site Petz, em 10 de janeiro de 2023, mantenha suas plantas em locais arejados e que tenham uma luminosidade amena. Isso ajudará não apenas a evitar e se livrar da cochonilha, mas também a manter suas plantas saudáveis.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More