Anúncio

Como fazer uma horta em vasos e quais as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço

Veja como é fácil ter hortaliças dentro de casa com essas dicas de quais as melhores para vaso

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 23 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Fazer uma horta em vasos é uma opção de cultivo muito prática e ótima para a alimentação saudável. Isso por conta do acesso diário a hortaliças frescas, sem a necessidade de ir ao mercado todo dia. Além disso, é uma forma de poupar tempo e dinheiro. 

Continua depois da publicidade

Contudo, para ter uma horta em vasos, é essencial saber quais são as hortaliças que vão se desenvolver bem. E, ainda, é muito importante ter em mente alguns cuidados básicos que vão agilizar o crescimento e a colheita destes alimentos, saiba como.

Continua depois da publicidade
Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço - Canva
Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço – Canva

Como fazer uma horta em vasos?

Basicamente, uma horta em vasos é como qualquer outro espaço para plantio de hortaliças. Neste caso, o ideal é escolher legumes e verduras que se adaptem em um espaço mais limitado.

Continua depois da publicidade

Para fazer uma horta em vaso é essencial ao menos encontrar um espaço com boa iluminação natural para deixar os vasos expostos. Sobretudo, qualquer cantinho dá para ser sua horta, até mesmo uma parede para vasos suspensos.

Além disso, as plantas também precisam de uma boa terra e água. Veja logo abaixo alguns dos materiais necessários para montar sua horta em vasos e cultivar lindas hortaliças.

Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço - Canva
Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço – Canva

Quais materiais necessários para montar a horta?

O material mais importante para iniciar o cultivo das hortaliças são os vasos. Para escolher é essencial pensar no tamanho que a planta vai ficar. Vale considerar se o vaso tem uma boa drenagem, pois nenhuma planta gosta de ficar encharcada.

Dependendo do tempo para regar e cuidar das plantas, optar por peças maiores também ajuda a água escorrer mais devagar e, consequentemente, precisando ser regada menos. O ideal é que os vasos sejam mais largos e com uma boa profundidade, de modo que as hortaliças possam enraizar bem.

Além de vasos, a terra também precisa ser rica em matéria orgânica, assim como também é importante ter argila expandida e areia no fundo, para melhorar a drenagem. Outro material essencial para evitar a perda de nutrientes é a manta bidim. Ela irá segurar os nutrientes durante a drenagem do excesso de água.

Então, a montagem do vaso deve ser feita da seguinte forma: primeiro um furo no vaso para drenagem, caso não tenha. Além disso, dentro dele deve haver um pouco de argila expandida. Depois a manta, areia e, por último, a terra adubada para receber mudas ou sementes.

Quais as melhores hortaliças para cultivar na horta em vasos?

Além das ervas aromáticas e temperos, segundo uma matéria feita por Ana do Viva Decora, em 28 de outubro de 2022, agrião, rúcula, alface, acelga e espinafre, também podem ser cultivados em vasos.

Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço - Viva Decora
Como fazer uma horta em vasos e qual as melhores hortaliças para cultivar nesse espaço – Viva Decora

Outras hortaliças como pimentão, couve-flor, pimentas em geral e tomate-cereja são boas opções. Já os temperos e ervas que são cebolinhas, coentro, salsinha, alecrim, manjericão, erva-doce, hortelã e menta, também são espécies que se adaptam e crescem super rápido em vaso.

E, não são só hortaliças, até as frutas como morango e framboesa, podem fazer parte de uma horta em vasos. Então para saber mais sobre esse tipo de cultivo, não perca as matérias do Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More