Anúncio

Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa

A maneira mais simples de manter seu espaço florido

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 23 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – As flores são as principais responsáveis por dar vida e beleza aos jardins. Sendo assim, espécies que florescem são as mais procuradas na hora de decorar a casa.

Continua depois da publicidade

Por falar em decoração, as flores de corte também são uma ótima opção, uma vez que você não terá o trabalho de cultivar. Por outro lado, plantar, cuidar e colher suas próprias flores tem um significado todo especial, afinal, tem o seu toque do início ao fim.

Continua depois da publicidade
Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa - Reprodução Canva
Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa – Reprodução Canva

Quais são as flores mais fáceis de cuidar

Se você é iniciante na jardinagem, o ideal é começar pelas espécies mais fáceis. Por esse motivo, separamos 3 exemplos de flores de cultivo simples. Veja abaixo as particularidades de cada uma para cuidar da maneira correta.

Continua depois da publicidade

Lírio-da-paz

Além de ser uma das espécies ornamentais mais usadas em decorações, o lírio-da-paz floresce o ano todo. Suas flores são brancas e de perfume bem suave. Ademais a planta é considerada um ótimo limpador de ar.

Devido às suas propriedades purificadoras, o lírio-da-paz consegue decompor e neutralizar gases tóxicos. Tais como, formaldeído e monóxido de carbono. Como você pode ver, a planta nos oferece bem mais do que a sua beleza, sem falar que ela é fácil de cultivar.

Pouco exigente, o lírio gosta de meia sombra e solo úmido. Dessa forma, uma mistura de terra vegetal e areia é suficiente para satisfazê-lo. Inclusive, você poderá cultivar a planta dentro de casa. Ao passo que, a rega deverá ser feita todos os dias, porém, não molhe as folhas nem flores. Estas deverão ser limpas sempre que você observar a poeira acumulada.

Flores de violeta

Por se tratar de uma espécie de pequeno porte, a violeta é perfeita para quem tem pouco espaço. Além disso, ela pode te oferecer flores de diversas cores. A propósito, seu cultivo é bem simples, pois sua exigência é um solo fofinho e bem drenado com direito a pouca rega.

Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa - Reprodução Canva
Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa – Reprodução Canva

Flor de maio

Faz parte da família dos cactos, no entanto, se desenvolve melhor à meia sombra. E ao contrário dos demais, a flor de maio gosta de solo bem nutrido, como por exemplo, terra orgânica e húmus de minhoca. A rega, por sua vez, deverá ser feita somente quando o solo estiver totalmente seco.

Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa - Reprodução Canva
Flores para todos os gostos: como escolher e cultivar em casa – Reprodução Canva

Quais os benefícios de cultivar flores

Conforme sua matéria para o site Casa Abril, em 5 de janeiro de 2023, Luiza Cesar afirma que existem vários benefícios de se cultivar flores em casa que vão além da ornamentação. Segundo ela, o contato com as plantas reduz o estresse e melhora a sensação de bem estar.

E sem dúvidas, aumenta a criatividade, melhora o humor e ajuda a curar a ansiedade e depressão. Viu só quantos benefícios você pode ter ao plantar flores em casa? Sendo assim, não perca mais tempo e comece hoje mesmo o seu jardim florido.

Reprodução - Canva
Reprodução – Canva

Dica extra para induzir as flores

Agora que você já sabe as condições necessárias para cultivar lindas flores, nós do blog Casa e Agro, preparamos uma receita de adubo caseiro para alimentar suas plantinhas. Aliás, manter suas plantas bem nutridas é muito importante para uma floração perfeita.

Ingredientes:

  • Cascas de batata;
  • Cascas de banana.

Modo de fazer

Antes de mais nada, coloque as cascas em um recipiente e leve ao sol para secar. Em geral, as cascas levam três dias para ficarem no ponto ideal. Porém, se você não se dispõe de sol o suficiente, poderá fazer esse processo no micro-ondas.

Por fim, deixe secar até que fiquem crocantes  e então, bata no liquidificador. Feito isso, para aplicar nas plantas basta utilizar uma colher do adubo em cada vaso. Desse modo, você terá um composto rico em fósforo, magnésio e potássio que são de suma importância para incentivar as flores.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More