Como cultivar erva-doce em vaso; confira o passo a passo e nunca mais sinta falta dessa planta
Saiba como plantar e aproveitar os benefícios da plantinha
Salvador, 13 de fevereiro de 2022, por Janaina Brito – Você já ouviu falar nas maravilhas e nos benefícios de ter uma plantação de erva-doce em casa? Essa incrível planta tem sido utilizada para a produção de chás que auxiliam em problemas como dores abdominais, inchaços, cólicas e até mesmo dores de cabeça. Além disso, tanto os seus talos como as suas folhas são utilizados também como condimentos dentro da cozinha, em receitas de peixe, molhos, saladas, bolos e pães.
Por ser uma das opções de bebida quente preferidas pelos brasileiros, é muito comum a cultura de desfrutar de uma boa xícara de chá no fim da tarde. Além disso, caso essa erva seja plantada no seu próprio canteiro ou horta, se torna ainda melhor. Afinal de contas, ter a erva-doce fresca e sempre à sua disposição deixa a experiência do chá muito mais atrativa.
Benefícios da erva-doce
A erva-doce por ser uma planta que contém muita vitamina C, ela acabou sendo utilizada como uma erva medicinal para diversos problemas durante milhares de anos. De acordo com uma matéria da Globo, texto de Carol Fernandes, escrito em 16 de maio de 2022, dentre os diversos benefícios já comprovados, os mais conhecidos estão relacionados com o relaxamento dos músculos e o combate às cólicas estomacais causadas por gases ou problemas digestivos.
Além disso, essa erva também tem propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no combate de furúnculos e também abscessos. Há ainda também ações antissépticas, que ajudam a combater possíveis infecções na região da garganta e gengiva, através de gargarejos.
Como cultivar erva-doce em vaso
Agora que já apresentamos alguns dos incríveis benefícios dessa erva, chegou a hora de aprender a cultivá-la no seu quintal. Para te ajudar com essa tarefa o site Casa e Agro, separou um passo a passo imperdível e prático de como cultivar erva-doce em vaso. Vamos conferir?
Realize o plantio
O processo para o plantio é bem simples. Primeiramente, as sementes deverão ser plantadas diretamente no jardim, próximo ao período de frente fria da primavera. Após isso, plante as sementes com aproximadamente 25 centímetros de distância e cubra-as com uma fina camada de solo. Provavelmente seja uma boa ideia plantar algumas sementes a mais, e reduzi-las mais tarde.
Preparação do solo
Após a etapa do plantio, é muito importante ficar atento com o manejo e as propriedades do solo. Por isso, afofe sempre um pouco da terra antes de cultivá-las e adicione composto e um pouco de solo para drenagem. Dessa forma, você irá garantir um solo fértil e bem drenado.
Ambiente
Para o ambiente, dê preferência a regiões com o clima ameno ou moderadamente quente são as mais indicadas para o cultivo de erva-doce. Além disso, o local de plantio precisa ser bem iluminado, recebendo luz direta por algumas horas do dia, o que ajuda também na redução de ocorrência de pragas como os pulgões.
Regas
Com regas frequentes, mantenha o solo úmido, sobretudo no período de germinação das sementes. No entanto, evite firmemente que fique encharcado. O florescimento precoce da erva-doce pode ocorrer com a falta de água.