Anúncio

Cogumelos: conheça os tipos comestíveis e como cultivá-los em casa

Aprenda tudo sobre essa comida exótica

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 27 de janeiro de 2023, por Gabriela Scopel – Uns amam, outros nem tanto. Mas, a verdade é que os cogumelos estão cada vez mais fazendo sucesso nos pratos ao redor do mundo. Uma cultura que não era tão difundida assim acabou criando forma e hoje é amada por uma galera. No entanto, nem todos gostam e alguns ainda acham que não são comestíveis. Você faz parte de algum desses grupos?

Continua depois da publicidade

Bom, se o seu caso é algum desses, não tem problema! Hoje, no artigo abaixo, você saberá mais sobre os cogumelos. Verá quais são os principais tipos que são comestíveis e, até mesmo, como plantar para fazer o seu próprio negócio. Se interessou e quer saber mais? Veja os detalhes agora mesmo em nossa breve leitura!

Continua depois da publicidade

Quais são os tipos de cogumelos comestíveis?

Em primeiro lugar, vamos a uma pergunta que não quer calar: quais são comestíveis? Atualmente, no Brasil, os cogumelos comestíveis mais comuns são o Cantarelo, Portobello, Champignon, Hiratake, Shimeji e Shiitake.

Continua depois da publicidade

Contudo, apesar de serem semelhantes em texturas, por exemplo, sabe-se que cada um deles possui peculiaridades distintas quando o assunto é a cor, o formato, o tamanho, o sabor e muito mais. Por isso, cada um gosta de um tipo, mas o que mais agrada os paladares dos brasileiros são o Shimeji e o Champignon.

Como plantar o cogumelo shimeji, o mais tradicional do Brasil?

Agora que você entendeu melhor sobre quais são os tipos mais comuns e comestíveis desse alimento diferenciado, vamos entender melhor sobre sua plantação, mais especificamente do Shimeji. Sendo assim, de acordo com a matéria publicada pelo G1, no Globo Rural, no dia 08 de maio de 2022, para que você possa cultivá-lo, o primeiro passo é comprar um composto pronto e já inoculado.

Isso porque, criar esse composto, como se fosse o embrião do cogumelo, em casa, é muito complicado e requer preparos muito complexos. O alimento é um fungo e este precisa de um processo específico de criação.

Assim, com a compra desse composto e do fungo já iniciado o seu “plantio”, tudo fica mais fácil. O local, ou seja, o que você vai adquirir, é como se fosse uma espécie de um saco preto com furinhos, por onde os cogumelos vão sair. Desse modo, o Shimeji vai colonizar este espaço e comer a palhada depositada no composto – no local – até que ela ficará branca. Ou seja: você comprará tudo pronto e já iniciado para, só então, dar prosseguimento aos trabalhos.

Cogumelos: conheça os tipos comestíveis e como cultivá-los em casa
Cogumelos: conheça os tipos comestíveis e como cultivá-los em casa – G1

Processo de crescimento e manutenção do cogumelo

Depois, é preciso manter esse saco preto, com furinhos, em uma temperatura que deve variar de 25°C a 30°C. Além disso, sempre armazene em baixa luminosidade, com o substrato protegido por lonas, para esquentar o ambiente e deixá-lo como os fungos gostam. Isso significa que ele não deve nunca ver o sol? Não! Após 15 dias, o fungo pode conhecer o sol e já começar ficar pronto para a colheita.

E, então? O que você achou de saber um pouco mais sobre os cogumelos? Você gosta? Tem hábito de ter em casa? Conte para nós nos comentários e não deixe de acessar o nosso Casa&Agro para ficar por dentro de todos os detalhes acerca de cultivos e muito mais! Até a próxima.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More