Anúncio

Vinagre de maça contém indispensáveis nutrientes: veja quais e como inserir na alimentação

Além dos seus benefícios para a alimentação, o seu uso também é muito famoso em receitas para tratamento capilar

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 06 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – O vinagre de maça é um ingrediente bem popular, e o seu uso está ligado a muitos benefícios para a saúde. Por isso, ele é uma boa opção de tempero para agregar no cardápio do dia a dia.

Continua depois da publicidade

Além dos seus benefícios para a alimentação, o seu uso também é muito famoso em receitas para tratamento capilar, limpeza geral e cuidados com a pela. Então, vale a pena conhecer um pouco mais o vinagre de maça e saber como incorporar nas suas receitas do dia a dia.

Continua depois da publicidade

Quais são os nutrientes do vinagre de maça?

Para quem pensa que esse ingrediente não tem nada a oferecer, saiba que ele possui alguns nutrientes ótimos para o organismo. Assim, conforme a nutricionista Maristela Strufaldi, em reportagem de Chloe Pinheiro, de 24 de julho de 2018, para o site da UOL, esse vinagre é:

Continua depois da publicidade
  • Rico em magnésio;
  • Quercetina;
  • Antioxidantes;
  • Ácido acético.

A ingestão do vinagre de maça, graças a esses compostos, ajuda a combater algumas doenças crônicas, como o diabetes. Isso porque ele impede que ocorra picos dos níveis de açúcar no organismo.

Imagem extraída do site UOL
Imagem extraída do site UOL

Quais são os benefícios do vinagre de maça?

Ainda segundo a matéria, o nutrólogo Patrick Rocha afirma que nem todos os benefícios desse alimento já foram comprovados pela ciência. Então, veja quais são os possíveis benefícios deste condimento.

Evita inflamações e infecções

De acordo com a matéria, segundo afirmação do biomédico Darshna Yagnik, o vinagre de maça pode ajudar a prevenir essas condições. Isso porque ele possui uma ação bactericida que contribui para essa função.

Protege o coração

A comprovação desse efeito nos humanos ainda não foi feita. Mas, em estudo com roedores, já foi possível constatar a sua eficácia na redução do colesterol e da pressão alta.

Os nutrientes que esse alimento possui são bons para pessoas que sofrem com a diabetes. Além disso, o seu uso na alimentação pode reduzir o consumo de sal.

Vinagre de maça contém indispensáveis nutrientes, veja quais e como inserir na alimentação - Foto: Pixabay
Vinagre de maça contém indispensáveis nutrientes, veja quais e como inserir na alimentação – Foto: Pixabay

Ideias para inserir o vinagre de maça na sua alimentação

O que não falta são meios de inserir o vinagre de maça no dia a dia, pois ele é muito funcional, o que o torna um grande companheiro para as mais diversas tarefas do cotidiano. Mas, é na alimentação que ele pode trazer mais benefícios.

Tempero de saladas cruas e cozidas

Esse alimento é um delicioso condimento para usar no tempero de saladas cruas e cozidas. Então, você pode usar ele junto com os seus temperos habituais, algumas gotas já vão trazer muito mais sabor ao seu prato.

Amaciar carnes

Toda a acidez que esse condimento possui o torna eficaz até para amaciar as suas carnes mais duras. Assim, dá para você misturar com a carne cerca de 20 ml de vinagre e deixar marinar, por cerca de 1 hora, caso a carne seja mais dura, ou por 30 min, caso ela seja menos fibrosa.

Temperar pasta e patês

O gosto ácido desse tempero e um diferencial e tanto quando o assunto é pasta e patês. Por isso, o seu uso e muito indicado para trazer mais sabor para esses preparos. Dessa forma, você pode colocar cerca de uma colher de chá rasa junto aos demais temperos para experimentar ainda mais sabor.

Não abuse da quantidade. O uso indicado é de 20 ml por dia. Isso porque, o excesso, pode causar azia e prejudicar os seus dentes. Então, agora que você já sabe os nutrientes e os benefícios do vinagre de maça, compartilhe essas dicas e veja muitas outras aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More