Anúncio

Ciclame: aprenda a cultivar essa plantinha delicada e encantadora

Veja todas as informações sobre essa plantinha!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 10 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – O ciclame, com toda a certeza, é uma das plantinhas mais encantadoras que você poderá encontrar. De modo que ela proporciona uma floração mais do que fantástica e, também, conta com folhas extremamente lindas.

Continua depois da publicidade

Dentro desse contexto, e dessa beleza, o cultivo de ciclame se tornou muito comum e, claro, um desejo entre os brasileiros. Portanto, facilmente, você encontrará essa espécie em casas e em muitos apartamentos.

Continua depois da publicidade

Desse modo, resolvemos preparar uma matéria com as mais importantes informações sobre essa plantinha. Assim, aqui, você poderá conferir detalhes sobre o seu cultivo e, também, todos os cuidados necessários com ela.

Continua depois da publicidade

Ciclame: características e curiosidades

O ciclame, conhecido cientificamente como Cyclamen persicum, é uma plantinha originária das Ilhas Gregas. Contudo, não será difícil encontrar algumas dessas variedades em todo o território nacional. Além disso, é importante destacar que elas podem variar em cores e, até mesmo, formatos, dependendo do estado em que for cultivada. Sem contar, ainda, que elas podem aparecer como ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen.

Pequenas, essas plantinhas fazem grande sucesso com as suas flores, que possuem pétalas delicadas e podem ser encontradas em diferentes cores. Por exemplo, vermelhas, lilás, amarelas e laranjas.

ciclame (Foto: Reprodução Canva Pro)
Ciclame: aprenda a cultivas essa planta mágica (Foto: Reprodução Canva Pro)

Como cultivar o ciclame?

Abaixo, você poderá conferir dicas do cultivo do ciclame. Nós, aqui do Casa & Agro, garantimos para você que essas dicas são fáceis e que recomenda-se essa plantinha até mesmo para quem está cultivando as suas primeiras plantinhas.

ciclame (Foto: Reprodução Canva Pro)
Ciclame: aprenda a cultivas essa planta mágica (Foto: Reprodução Canva Pro)

Se atente à luz e à temperatura

Conforme informado pela redação de Abril, no dia 19 de dezembro de 2022, essa plantinha deve ser cultivada em local fresco e longe da luz solar direta. De modo que, caso ela seja exposta a esse tipo de iluminação, as suas folhas se queimarão. Ou seja, ficarão amarelas e, aos poucos, acabarão murchando.

Reportagem sobre ciclame (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre ciclame (Foto: Reprodução Portal Abril)

Portanto, caso você deseje cultivar essa plantinha em sua casa, não há necessidade de realizar esse cultivo no jardim combinado? Ela será feliz estando dentro da sua residência e, claro, recebendo cuidados necessários.

Regue pela base

Um fato curioso sobre o ciclame é que a rega deverá ser realizada pela base. Ou seja, o fornecimento de água não deve acontecer através do solo. Assim, para dar água a essa plantinha, coloque uma bandeja abaixo do vaso. Depois, adicione uma certa quantidade do líquido no recipiente e mantenha a bandeja por cerca de dois dias.

Feito isso, a sua plantinha se alimentará da água deixada pela noite. Assim, estará pronta para crescer de maneira saudável.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More