Anúncio

Aprenda como plantar ginseng e conheça as propriedades medicinais da espécie

O ginseng é repleto de beneficios para a nossa saúde, principalmente quando cultivado de forma orgânica. Aprenda agora.

Foto do revisor ()
Revisado por: ()
Anúncio


Montes Claros, 21 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- O ginseng é uma planta perene, muito utilizada na medicina tradicional chinesa. No entanto, a espécie tem se tornado popular aqui no ocidente, devido aos seus muitos benefícios para a saúde. Sendo assim, hoje vamos ensinar como plantar ginseng em poucos passos, para que você usufrua de todas as benesses da planta.

Continua depois da publicidade

Aprender como plantar ginseng é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo as propriedades do vegetal. Na prática, o cultivo de forma orgânica mantém todos os nutrientes e não altera a composição da planta, como acontece com os fármacos. O modo de consumo do ginseng pode ser através de chá, em pó ou em extrato.

Continua depois da publicidade

Conheça os benefícios e aprenda como plantar ginseng

Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro
Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro

De acordo com o site eCycle, alguns dos benefícios do ginseng incluem melhorar a disposição, reduzir o estresse, apoiar o sistema imunológico e promover a melhora da função cognitiva. Além disso, o artigo cita os benefícios da planta no combate à disfunção sexual e o efeito anti-inflamatório. Veja como cultivá-la na prática:

Continua depois da publicidade

Escolha um local apropriado

O ginseng prefere sombra parcial e terrenos úmidos. No entanto, a planta também pode resistir a solos mais secos, se regados regularmente. O cultivo em vasos é totalmente possível, basta escolher um de tamanho médio e boca larga.

Prepare o solo

Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro
Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro

Primeiro, verifique se há ervas daninhas no substrato e remova-as, caso haja. Em seguida, adube o substrato com composto orgânico, ou húmus de minhoca. Outra sugestão do Casa & Agro é fazer uma mistura de terra de jardim, areia e esterco curtido (gado ou aves).

Como fazer as sementes do ginseng germinarem

As sementes de ginseng precisam ser germinadas antes de serem cultivadas. Se você apenas plantar os grãos na terra, a germinação levará 2 anos para acontecer. Para contornar esta situação, mergulhe os grãos em um hormônio para germinação por 24 horas. Após isso, deposite as sementes em um pequeno pote com areia lavada e leve à geladeira por 30 ou 40 dias.

Plantando as sementes germinadas

Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro
Como plantar ginseng-Fonte Canva Pro

Conforme mencionamos anteriormente, escolha um local de sombra para cultivar o ginseng. Feito isso, faça pequenos orifícios no substrato e enterre as sementes deixando o broto para fora. Por fim, regue o solo para firmá-lo

Cuidados após o cultivo

Esse tipo de planta gosta de solo úmido, então regue frequentemente. Contudo, certifique-se de que não haja água estagnada e drene o excesso do solo. Se você expor o broto ao sol pleno, de nada servirá estas dicas de como plantar ginseng, pois a planta morrerá em dois dias. Por fim, após um ano de cultivo, retire as raízes do vegetal (de preferência no fim do inverno) e consuma conforme desejar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More