Anúncio

Cenoura: como plantar a hortaliça em vasos de forma simplificada

Descubra todos os segredos para um plantio eficiente de cenouras na horta doméstica

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 14- de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A cenoura, da família Apiaceae, é uma planta bienal, que atinge cerca de 30 cm de altura. Sua raiz tuberosa é o órgão de interesse para o consumo humano, mas suas folhas também são comestíveis. As flores, de coloração branca, rosa ou amarela, surgem apenas no segundo ano de cultivo. Existem diversas variedades de cenoura, com tamanhos e formatos diferentes.

Continua depois da publicidade

Assim, além de ser deliciosa e rica em vitaminas, essa raiz é muito fácil de plantar em vasos. Neste artigo, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para ter sua própria horta de cenouras em casa.

Ambiente adequado para a planta

Para ter sucesso no cultivo de cenouras em vasos, é importante escolher um local com boa iluminação, que receba sol direto por pelo menos 6 horas por dia. A temperatura ideal para a germinação das sementes é entre 18 e 24 ºC mas a planta pode se desenvolver bem em climas mais frios. No entanto, em locais muito quentes, é preciso proteger a planta do sol forte e manter o solo úmido.

Cenoura (reprodução Canva Pro)
Cenoura (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

O vaso escolhido para o cultivo de cenouras deve ter pelo menos 30 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro. É importante escolher um substrato bem drenado, que permita o desenvolvimento das raízes. Para o substrato, faça uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. As sementes devem ser semeadas a uma profundidade de 1 cm, com uma distância de pelo menos 3 cm entre elas.

Para facilitar a semeadura, você pode misturar as sementes com um pouco de areia e espalhar sobre o substrato. Depois, cubra com uma fina camada de substrato peneirado e regue com cuidado, para não deslocar as sementes.

Cenoura (reprodução Canva Pro)
Cenoura (reprodução Canva Pro)

Adubação

A cenoura é uma planta exigente em nutrientes, principalmente em nitrogênio e potássio. Por isso, é importante adubar o solo com um fertilizante rico nessas substâncias, como esterco de bovino curtido ou outro adubo orgânico. E, conforme Bianca Alves, em 22 de junho de 2021, em colaboração com o Casa Vogue, o adubo deve ser aplicado a cada 15 dias, em pequenas quantidades.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Irrigação

Ademais, a cenoura é uma planta que precisa de umidade constante, mas sem excessos. O solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado. Ademais, regue a planta com frequência, principalmente nos dias mais quentes, evitando molhar as folhas, para não favorecer o aparecimento de doenças.

Colhendo as cenouras

A cenoura leva cerca de 80 a 120 dias para estar pronta para a colheita, que deve ser feita quando a raiz atingir o tamanho desejado e estiver com a cor característica da variedade escolhida.  Para retirá-la do vaso, segure a planta pela folhagem e puxe delicadamente.

Se o vegetal oferecer resistência, é porque ainda não está madura. Se necessário o Casa & Agro indica desbastar as plantas, retirando as mudas mais fracas para que as outras possam crescer melhor.

Cenoura (reprodução Canva Pro)
Cenoura (reprodução Canva Pro)

Agora que você já sabe tudo o que precisa para plantar cenoura em vasos, é hora de colocar a mão na terra e começar a cultivar sua própria horta. Além de ser uma atividade prazerosa, o cultivo de plantas em casa é uma forma de se conectar com a natureza e ter uma alimentação mais saudável e sustentável.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More