Anúncio

Beterraba: guia simplificado de cultivo da hortaliça roxa

Aprenda a plantar beterraba em vasos ou no solo do quintal

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 23 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – A beterraba olerácea, de nome cientifico Beta vulgaris, é uma raiz tuberosa comestível, que nasce de uma planta herbácea da família das Amarantáceas. Essa raiz é considerada o vegetal mais doce, por conter uma grande concentração de açucares, e também é conhecida por ter bastante ferro e vitamina C, importantes para o tratamento de anemias. 

Continua depois da publicidade

De todo modo, essa pequena raiz possui outros macronutrientes importantes, como: vitamina A, B1, B2, B5, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco e manganês. Com esse coquetel de nutrientes, a beterraba se torna um vegetal chave na alimentação humana.

Continua depois da publicidade

Logo, se você deseja aprender a plantar e cultivar esse legume maravilhoso, então está no lugar cero! Continue a leitura e tenha acesso as melhores dicas de cultivo para essa espécie vegetal. Veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Propagação da beterraba

Existem dois métodos comuns de propagação para esse vegetal: pela germinação de sementes ou pelo legume. Caso opte por partir de um legume matriz, escolha um espécime saudável e, com a ajuda de uma faca, retire a cabeça, a parte superior da beterraba. Em seguida, coloque a cabeça em um prato com um fio de água e posicione-o na sombra por um período de 7 a 10 dias, até que a muda se desenvolva para ir ao solo. 

Beterrabas colhidas (Reprodução Canva Pro)
Beterrabas colhidas (Reprodução Canva Pro)

Substrato e semeadura

Segundo o blog Petz, em 17 de março de 2022, o solo ideal para o plantio da beterraba deve ser bem drenado, profundo, leve, sem pedras e rico em matéria orgânica. Portanto, o blog Casa e Agro recomenda o mix na proporção de 2 partes de terra vegeta, 1 parte de areia e ½ parte de esterco curtido. 

Imagem: Blog Petz
Imagem: Blog Petz

Desse modo, com o substrato pronto, semeie as sementes ou as mudas no local desejado. Porém, caso opte por plantar em vasos, escolha um recipiente profundo, com pelo menos 30 centímetros de profundidade para um bom desenvolvimento da raiz tuberosa. E caso o plantio seja no solo, o espaçamento deve ser de 30 cm entre as linhas de plantio e 10 cm entre as plantas.

Plantio de beterraba (Reprodução Canva Pro)
Plantio de beterraba (Reprodução Canva Pro)

Tratos e manejos

A rega pode ser feita diariamente, mas em poucas quantidades, de modo a não deixar o solo encharcar. Faça sempre a limpeza de plantas invasoras e cheque a presença de insetos ou pragas.

A beterraba gosta de luz do sol durante as horas mais frescas do dia. Mas, tenha cuidado para não deixar o tubérculo com partes fora da terra ou o sol o deixará duro e ressecado.

Raiz tuberosa (Reprodução Canva Pro)
Raiz tuberosa (Reprodução Canva Pro)

Colheita 

A colheita da beterraba deve ocorrer após 80 dias do plantio. Todavia, não atrase na colheita para os legumes estarem suculentos e não fibrosos. Agarre no caule abaixo das folhas e puxe até o tubérculo sair do solo. Contudo, vale ressaltar que as folhas da beterraba também são comestíveis e cheias de nutrientes.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More