Anúncio

Substrato para plantas: confira o que é e como escolher o ideal para mantê-las saudáveis

Entenda o que é e como escolher da melhor forma

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 06 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Aprender como cultivar nossa própria horta, nossas plantas ornamentais e tantos outros processos é sempre muito bem-vindo, mas é preciso saber os termos para não se perder e, claro, saber também para que serve cada elemento. Por exemplo, você realmente sabe o que é o substrato para plantas? Como escolher?

Continua depois da publicidade

Bom, se você ficou surpreso ao perceber que não sabe, não tem problema! Hoje, no artigo abaixo, falaremos mais sobre o que é o substrato para plantas e como escolher da melhor forma possível. As dicas são bem tranquilas, porém, extremamente úteis, e te auxiliarão a não ficar tão perdido quando o assunto é plantio. Bora saber mais?

Continua depois da publicidade
Primeiramente, vamos entender sobre o que se trata esse substrato que sempre falamos tanto! Ele, basicamente, serve como suporte. Sim, é exatamente isso! As plantas precisam de um lugar para fixarem suas raízes, mas não é apenas uma terra comum que tem esse papel!
O substrato está lá para auxiliar nessas horas, da mesma forma que serve também para reter o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas. Ou seja: é essencial que se saiba mais sobre ele. No entanto, qual será que é a diferença disso para uma simples terra?
Substrato para plantas: confira o que é e como escolher o ideal para mantê-las saudáveis
Substrato para plantas: confira o que é e como escolher o ideal para mantê-las saudáveis – Canva
Agora que você entendeu o que é o substrato, fica mais fácil compreender sobre o que se trata essa diferença entre ele a terra. Dessa forma, a terra vegetal pode ser considerada e reconhecida como a primeira camada do solo, a qual é misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Por outro lado, como já explicamos anteriormente, o substrato confere sustentação à planta, atuando na parte de reter água, nutrientes etc. Muito simples, não é mesmo?

Como escolher o substrato?

Por fim, vamos de uma vez por todas entender como escolher do jeito certo o substrato. Sendo assim, de acordo com uma matéria publicada pelo G1, no dia 27 de setembro de 2013, nós sabemos que existem terras, ou seja, solos, que são  menos fértil e mais fértil.

Continua depois da publicidade

Portanto, uma terra considerada mais fértil é o caso de uma terra mais vermelha, mais roxa, de grãos um pouco maiores. Isso porque, esses tais grãos maiores permitem uma melhor infiltração da água, contribuindo na passagem dos nutrientes. O solo mais compacto, por sua vez, faz com que tal alimentação seja prejudicada e até as raízes tenham dificuldade de adentrar.

Substrato para plantas: confira o que é e como escolher o ideal para mantê-las saudáveis
Substrato para plantas: confira o que é e como escolher o ideal para mantê-las saudáveis – G1

Nesse sentido, o primeiro passo para escolher o substrato é assegurar-se de que ele não é “duro” e de difícil acesso para o seu cultivo. Depois disso, observe se o que você escolheu possui todos os elementos químicos necessários para a planta se desenvolver. Os principais que devem estar presentes são o nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Você pode criar o seu em casa ou comprar, mas o importante é que seja bem adubado, combinado?

 

E, então? Você conseguiu entender melhor sobre o que é o substrato para plantas? Esperamos que agora as dúvidas estejam sanadas e que você possa cuidar ainda melhor do cultivo Obrigada pela leitura até aqui e te aguardamos em nossa categoria Casa&Agro. Aqui, dicas, explicações e muito mais são postadas para ajudar você e te dar mais praticidade. Até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More