Anúncio

Adubo caseiro para orquídeas florir: veja como fazer esse ótimo fertilizante natural

Faça este super produto caseiro e turbine a floração da sua orquídea sem precisar comprar itens caros

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Montes Claros, 11 de abril – A orquídea é uma planta que pertence a família Orchidaceace. Nesse sentido, é originária do continente americano e apresenta muitas formas, cores e tamanhos. Dessa maneira, é uma flor delicada, que floresce no máximo 2 vezes no ano e que requer um tratamento especial. Por esse motivo, é importante conhecer um adubo caseiro para orquídeas florir, para assim, realizar uma etapa crucial no desenvolvimento da planta.

Continua depois da publicidade

Uma dica inteligente, para ter o jardim florido o ano todo, é plantar diversas espécies ao mesmo tempo, pois cada uma irá florir em épocas diferentes. Nesse sentido, a orquídea merece cuidados adequados, como clima, umidade e nutrientes ideais. Pensando nisso, se você quer fazer adubo caseiro para orquídeas florir, acompanhe a matéria a seguir e não tenha mais dúvidas.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como fazer muda de olho-de-dragão? Entenda o passo a passo descomplicado para reproduzir esta maravilhosa planta

Continua depois da publicidade

Adubo caseiro para orquídeas florir

As orquídeas são flores belas, que possuem significado especial e, por isso, é um presente muito conhecido no mercado da floricultura. Desse modo, cada espécie apresenta uma linguagem única. Portanto, o  Casa & Agro trouxe algumas informações essenciais sobre a adubação  dessa planta.

Adubo caseiro para orquídeas florir
Adubo caseiro para orquídeas florir (Reprodução Canva Pro)

Adubo rico em fósforo

De acordo com matéria de Stephanie Calazans, no site uol, em 24 de setembro de 2021, para uma florada boa e constante, o segredo é não deixar de adubar. Portanto, nesse tipo de fertilização, o fósforo será o elemento principal para o crescimento apropriado. Então, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 litro e meio de água;
  • 1 canela em pau;
  • 100 ml de água de coco natural;
  • 350 g de cascas de bananas maduras;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo e uso

Em uma panela, coloque a água para ferver e, quando ela atingir fervura, misture a água de coco e o mel, mexendo sem parar até que os materiais se dissolvam. Depois, acrescente a canela, deixe no fogo por mais alguns minutos e adicione as cascas de bananas picadas. Após isso, tampe a panela e espere o cozimento por 10 minutos. Por fim, coe e deixe esfriar.

Dilua meio copo de adubo em 1 copo de água fria e molhe somente o substrato da orquídea. Lembre-se de umedecê-lo antes, com água pura, para garantir que o adubo espalhe em toda a extensão.

Veja também: Como tirar caspa de progressiva com açúcar: truque caseiro simples e rápido

Adubo rico em cálcio

O cálcio é responsável pela redução da acidez do solo e pela melhoria do desenvolvimento das raízes. Nessa lógica, é interessante investir nesse adubo, principalmente no início do cultivo. Ou seja, você irá precisar dos itens a seguir:

  • 1 litro de água;
  • 5 cascas de ovos limpas;
  • 2 colheres de farinha de osso;
  • 1 colher de talco;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 20 gramas de canela em pó;
  • 2 colheres de sopa de pó de rocha.

Modo de preparo e de uso

Bata todos os ingredientes no liquidificador, começando pelas cascas de ovos até triturar bem. Depois disso, aplique o líquido sobre o substrato até que ele fique bem úmido. Aliás, não se preocupe com o material sólido que restar, eles podem ser mantidos. Agora que você conheceu ótimas receitas de adubo caseiro para orquídea florir, dedique-se às suas flores e usufrua da beleza do seu jardim.

Você também pode gostar: Aprenda a fazer o melhor veneno para acabar com carrapatos no quintal: economize dinheiro com esta dica caseira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More