Anúncio

Abóbora cabotiá: guia simplificado para você cultivar no quintal de casa

Aprenda como ter essa deliciosa abóbora em seu quintal

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


São Paulo, 29 de setembro de 2022, por Camila Adário – A cabotiá é um tipo de abóbora nativa da América do Sul, fruto da aboboreira. Ela é cultivada em todo o mundo e é famosa por ser macia, nutritiva e adocicada. Desse modo, ela integra pratos culinários como refogados, purês e saladas.

Continua depois da publicidade

Recomenda-se o consumo da cabotiá por ela ser um alimento rico em sais minerais, como cálcio, fósforo, e magnésio. Além disso, essa abóbora é rica em propriedades que fortalece a visão e é beneficial para a pele. Ademais, ela possui muitas fibras vegetais que auxiliam no trânsito intestinal e promovem uma saciedade, diminuindo o apetite, sendo uma ótima opção para quem deseja manter uma dieta para perda de peso.

Continua depois da publicidade
Abóbora cabotiá: guia simplificado para você cultivar no quintal de casa- Fonte: Pexels
Abóbora cabotiá: guia simplificado para você cultivar no quintal de casa- Fonte: Pexels

Como plantar cabotiá em sua casa

Se você deseja ter essa saborosa e nutritiva abóbora na sua horta, é só seguir esse guia simplificado que preparamos para você. Como qualquer outro fruto, o plantio e o cultivo da cabotiá requer cuidado, dedicação e estudo para que o desenvolvimento seja eficiente. Portanto, confira agora dicas para o manejo desse fruto em seu quintal.

Continua depois da publicidade

Prepare o solo

Antes de plantio propriamente dito, é essencial que o substrato seja devidamente adequado para receber as sementes de cabotiá. Para tal, garanta que o solo possua uma manta de drenagem, feita com argila, para não haver o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes. Além disso, enriqueça a terra com adubo orgânico para o fornecimento de nutrientes essenciais para o crescimento de suas mudas de cabotiá.

Dê espaço na hora do plantio

O espaço entre as mudas é muito importante para que as raízes se espalhem e se firmem no chão. Desse modo, recomenda-se que seja deixado um espaço de 1 metro entre uma muda e outra. Além disso, na hora do plantio, deve-se fazer buracos de 3 a 4 centímetros para alocar as sementes de cabotiá. Você pode colocar até 3 sementes em cada vala, para garantir a germinação eficiente.

Garanta o clima ideal

A cabotiá é um fruto que se desenvolve bem em regiões com clima quente e úmido. De fato, segundo o site Globo, de 23 de abril de 2018, por José Flávio Lopes, o clima ideal para o cultivo dessa abóbora varia entre 20 a 28 graus. Dessa maneira, em ambientes muito frios, a floração e a frutificação dessa planta fica prejudicada, atrasando esses eventos.

Abóbora cabotiá: guia simplificado para você cultivar no quintal de casa- Fonte: Pexels
Abóbora cabotiá: guia simplificado para você cultivar no quintal de casa- Fonte: Pexels

Regas da Cabotiá

Esse fruto precisa de bastante água no período de seu cultivo, principalmente no início de sua germinação. Recomenda-se o regadio na parte da manhã, de modo a umedecer bem o solo, sem, no entanto, encharcá-lo por completo. Quando já houver frutos para colher, a rega pode diminuir, sendo feita apenas uma vez na semana.

Agora você já sabe como plantar cabotiá em seu quintal de casa, com esse guia que o blog Casa e Agro preparou para você. Se você gostou essa matéria, confira outras dicas no blog e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More