Anúncio

4 fatos curiosos sobre os cactos que você precisa conhecer antes de ter um

Deste modo, cactos são plantas xerófitas, ou seja, adaptadas para se desenvolver em regiões com escassez de água.

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, em 17 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – Quando pensamos em cactos, comumente lembramos de um ambiente bem quente, seco ou até mesmo desértico, como aqueles cenários típicos de desenhos animados. Deste modo, cactos são plantas xerófitas, ou seja, adaptadas para se desenvolver em regiões com escassez de água. 

Continua depois da publicidade

Essas plantinhas espinhentas, pertencem à família das cactáceas (cactaceae), sendo “cacto” apenas um nome popularizado. Elas se caracterizam por suas formas cilíndricas, globosas, angulosas ou achatadas, com variados tamanhos. Os cactos têm um caule com a aptidão de armazenar água e folhas modificadas em espinhos, uma característica que evita a perda excessiva de água, já que espinhos não fazem fotossíntese. 

Continua depois da publicidade

Principais curiosidades  

Existem inúmeras curiosidades sobre os cactos bastante interessantes e pensando nisso, nós separamos algumas delas para compartilhar com vocês. Confira abaixo:

Continua depois da publicidade
Cactos (Reprodução Canva Pro)
Cactos (Reprodução Canva Pro)

1.Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto

Na biologia, assim como todos os outros seres vivos, as plantas também são divididas em categorias, como: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família pertencente ao grupo das suculentas. 

Por essa razão, existe o conceito de que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Só a título de curiosidade, existem mais de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil delas só de cactos.

2.Algumas espécies são comestíveis

Os cactos são uma boa fonte de proteínas, além de serem fonte de antioxidantes e alguns nutrientes. No Brasil, já existem vários subprodutos feitos a base de cacto, como geleias, doces e até cerveja. Mas cuidado, não saiam, por aí comendo qualquer cacto, o blog Casa&Agro ressalta a necessidade de atenção e conhecimento, pois algumas espécies podem ser venenosas.

Opuntia (Reprodução Canva Pro)
Opuntia (Reprodução Canva Pro)

A espécie Opuntia ficus-indica é uma das mais populares dentre as comestíveis, no Brasil também é chamada de nopal, tuna, palma e figueira-da-índia, dependendo da região. Tanto a sua folha quanto o seu fruto podem ser consumidos.

3.Cactos dão flores e frutos

Você sabia que todos os cactos podem florescer? Pode até parecer mentira de início, mas nas condições certas, toda espécie de cacto pode florescer. Alguns levam mais tempo do outros, há espécies só florescem após alcançarem os 80 anos ou após chegarem a 2 metros de altura. Depois que as flores finalmente aparecem uma primeira vez, elas voltam anualmente, na mesma época.

Certos tipos de cactos também têm frutos que são uma fonte popular de alimento em várias regiões do mundo. Alguns exemplos de cactos populares com frutos comestíveis: o cacto “Opuntia” com o seu fruto chamado de figo da índia, a “Dama da noite” com a pitaya e a fruta do “Mandacaru”.

4.Os cactos não são imunes ao calor e a seca

Segundo contribuição de Raymond Zhong, em 17 de abril de 2022, no jornal online Folha de S.Paulo, os cactos estão próximos de atingir os seus limites de calor no planeta, com o aquecimento global. Logo, deve-se quebrar o mito de que os cactos não precisam de água, aliás, eles são seres vivos e necessitam dela. O recomendável são regas semanais e dependendo do tipo de cacto, até quinzenais.

Imagem: Folha de S.Paulo
Imagem: Folha de S.Paulo

 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More