Anúncio

Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim

Dicas práticas para montar lindos canteiros

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 19 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Transformar pneus em vasos é a nova tendência sustentável de jardinagem. Isso porque, além de dar um destino útil para o pneu velho, impedindo que seja descartado incorretamente, também é uma excelente maneira de renovar o jardim.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, separamos algumas dicas de canteiros para inovar criando pneus em vasos de diferentes formas. Veja a seguir e saiba como dar uma cara nova para o jardim, reutilizando esse material. Não perca a chance de criar um espaço cheio de plantas, de forma simples e sustentável.

Continua depois da publicidade
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim - Canva
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim – Canva

Como usar pneus como vasos para plantar?

Aproveitar materiais recicláveis no jardim é uma excelente forma de economizar e ainda tornar a utilidade desses materiais maior e, com os pneus velhos não poderia ser diferente. Além disso, esse material pode se tornar um lindo vaso para flores coloridas e encantadoras, com a chance até de ganhar outras cores além do preto emborrachado.

Continua depois da publicidade

Para criar um espaço para as plantas, eles podem ser empilhados uns sobre os outros para criar canteiros altos. Basta encher os pneus com terra e adicionar adubo antes de plantar suas mudas. Isso pode ajudar a evitar que a terra seja compactada e permitir uma melhor drenagem.

Outra forma de usá-los é transformando pneus em vasos de forma isolada. Ou seja, ao invés de empilhar, a ideia aqui é usar só um em cantos alternados do jardim. Assim sendo, também dá para criar um lindo jardim vertical com pneus. 

Para isso é só pendurar os pneus em uma parede ou em um suporte para criar um efeito interessante. Entretanto, é importante lembrar de fazer alguns furos nos pneus para permitir a drenagem.

Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim - Canva
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim – Canva

Como os pneus podem ser reaproveitados no jardim?

Além de serem uma excelente forma de criar trilhos no centro do jardim, os pneus são ótimos canteiros para flores e outras plantas. O melhor de tudo, é que eles podem ser usados em seu formato original ou com alguns recortes para criar uma aparência nova.

Assim sento, tanto para os trilhos quanto para os canteiros é necessário encher o pneu com terra e seguir alguns passos. Além disso, no caso de trilhos dá para finalizar com pedriscos. Agora vamos falar dos materiais e do passo a passo para transformar os pneus em vaso, veja a seguir.

Materiais necessários

  • Tesoura;
  • Adubo;
  • Terra;
  • Tinta colorida.
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim - Canva
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim – Canva

Passo a passo para montar um canteiro no pneu

Primeiro escolha um local para seus canteiros de pneus e limpe o local, deixe o solo nivelado e livre de pedras e detritos. Separe pneus que estejam em boas condições e limpe todos com uma escova e sabão. 

Use uma tesoura para cortar a parede lateral do pneu em um ponto, deixando uma borda de 10 a 15 cm na parte do fundo do pneu, isso vai ajudar a drenar a água do solo.

Posicione o pneu no espaço desejado e comece a preparar o canteiro. Use a terra para preencher até a borda, acrescente o adubo, misture tudo e finalize com as mudas.

Segundo uma matéria feita pela redatora Ana do Viva Decora, em 21 de junho de 2022, para deixar o jardim ainda mais charmoso é só utilizar tintas ou cordas para enfeitar os pneus e criar lindos vasos.

Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim - Viva Decora
Reaproveitando pneus: veja como transformar pneus em vasos para o seu jardim – Viva Decora

Viu só, como é simples aproveitar esse material, fazendo de pneus lindos vasos? Então, não perca mais tempo, monte já o seu canteiro e confira no Casa e Agro quais as melhores plantas para cultivar no seu pneu.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More