Anúncio

Aprecia o cultivo de plantas tropicais? Conheça hoje a planta heliconia

Também chamada de bananeira-dos-jardins, vale a pena entender mais sobre o seu cultivo

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 27 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – A helicônia, também conhecida como bananeira-dos-jardins, é uma planta tropical exótica que se destaca pelas suas flores vibrantes e brilhantes. Essa planta pertence à família das Heliconiaceae e é nativa da América Central e do Sul. Ademais, é uma espécie perene e pode ser cultivada tanto em vasos quanto em jardins.

Continua depois da publicidade

Se você está procurando por dicas para plantar helicônia em vasos, continue lendo este artigo para descobrir tudo o que precisa saber! Logo, continue a leitura e confira desde o clima e temperatura ideais, até a propagação da linda e exótica espécie. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Clima e temperatura

A helicônia é uma planta tropical que prefere temperaturas quentes e úmidas. Deste modo, é importante manter a planta em um local com temperatura entre 20 e 30 graus. Além disso, a helicônia não tolera ventos fortes ou correntes de ar frio. Então, escolha um local abrigado para plantá-la.

Continua depois da publicidade
Helicônia (Reprodução Canva Pro)
Helicônia (Reprodução Canva Pro)

Iluminação

A helicônia prefere locais com muita luz indireta ou sombra parcial. Assim, evite expor a planta diretamente à luz solar intensa, pois isso pode causar queimaduras nas folhas e nas flores. Mas, se você mora em uma região com clima quente e seco, o Casa & Agro recomenda manter a planta exclusivamente em luz indireta, de modo a evitar o ressecamento da planta.

Jardim de Helicônias (Reprodução Canva Pro)
Jardim de Helicônias (Reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

Conforme Aline Melo, em 3 de fevereiro de 2023, em contribuição para post do Casa e Jardim, as helicônias são normalmente cultivadas em canteiros e jardins abertos, mas também podem ser plantadas em vasos grandes. Para se desenvolver bem, a helicônia deve ser plantada em vasos grandes e profundos, com pelo menos 30 centímetros de diâmetro. 

Imagem: Casa e jardim
Imagem: Casa e jardim

Ademais, garanta que o vaso tenha bons furos de drenagem para evitar o acúmulo de água e a proliferação de fungos. Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Assim, você pode fazer uma mistura com terra vegetal, húmus de minhoca e um pouco de perlita.

Helicônia (Reprodução Canva Pro)
Helicônia (Reprodução Canva Pro)

Tratos culturais

A helicônia é uma planta de crescimento rápido que pode atingir até 3 metros de altura. Assim, para mantê-la saudável e bonita, é importante realizar alguns tratos culturais, como podas regulares das folhas e flores secas. Além disso, é recomendável remover as mudas laterais que surgem no caule para a planta concentrar sua energia no crescimento das flores.

Irrigação

Essa linda espécie precisa de irrigação frequente para manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Mas, evite deixar o solo completamente seco por longos períodos, pois isso pode afetar o desenvolvimento das flores. De forma geral, é recomendável regar a planta pelo menos duas vezes por semana, aumentando a frequência em dias mais quentes e secos.

Helicônia (Reprodução Canva Pro)
Helicônia (Reprodução Canva Pro)

Adubação

A helicônia é uma planta que precisa de adubação regular para crescer forte e saudável. Utilize um adubo orgânico como o húmus de minhoca ou o esterco bovino curtido, incorporando-o ao solo a cada dois meses.

Propagação

A propagação da helicônia geralmente ocorre por divisão de touceiras ou sementes. Deste modo, a melhor época para realizar a divisão de touceiras é no início da primavera, quando a planta começa a brotar novos ramos. Já para propagar por sementes, colha as cápsulas maduras da planta e retire as sementes e plante-as em um substrato rico em matéria orgânica e mantenha o solo sempre úmido.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More